Top

René Machado abre exposição no Rio de Janeiro

A exposição “LabUTA” contém obras recentes de René Machado e abre para o público a partir do dia 16 de Abril na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O artista revisita suas origens profissionais como publicitário, incorporando-as à imagética variada e viva da arte urbana e às possibilidades artísticas em torno da “pintura abstrata” na atualidade.

Machado apresenta de forma imponderável a força estética das ruas, do grafite, da street art, da pop art com o impulso de pinceladas neoexpressionistas.

De acordo com a curadora Vanda Klabin, o deslizamento de gestos é um processo de articular diferentes modos de ver. “Os campos picturais permeados por vibrantes contrastes, harmonias dissonantes, grumos espessos e alta voltagem cromática, têm uma conotação ambígua. A cor é o seu veículo expressivo e compatibiliza elementos díspares e dissonantes na estruturação da tela,” explica.

 Nesta exposição Machado traz novidades como a fotografia, a colagem e a instalação revelando novas dimensões do processo criativo. A fotografia, ora como um desmembramento ora como inspiração para as telas, contém paisagens urbanas, muros, painéis capturados em centros de cidades como Paris, Berlin e Barcelona.

“Desconstrução, fazer e refazer fazem parte do processo, sobreposições, apagamentos, sinais de erros e acertos e desta forma as camadas vão se compondo, criando de forma aleatória o abstrato”, diz Machado.

“LabUTA”
Centro Cultural Laura Alvim – Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro.

Mais de Cultura