Top

Museu Ema Klabin expõe gravuras de Rembrandt

Em 2019, a morte de Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669) completa 350 anos, e museus de todo mundo montam exposições para celebrar o extraordinário legado artístico desse  pintor, gravador, impressor e desenhista,  mestre do Século do Ouro Holandês.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De 27 de abril a 30 de junho, a Casa-Museu Ema Klabin, no jardim Europa, em São Paulo,  promove a exposição “Gravuras de Rembrandt”, com curadoria do arquiteto Paulo Costa. Obras da coleção estarão em destaque na entrada do museu.

São cinco  gravuras que fazem parte da coleção de  Ema Klabin, todas originais de Rembrandt, além de detalhes de sua história e técnica . Entre as gravuras, estão: “Retrato  do Caligrafista Lieven Van Coppenol” (1658. Água-forte e ponta-seca); “Jovem sentado no chão com uma perna estendida”(1646. Água-forte e ponta-seca); “Cristo e a Samaritana” (1658. Água-forte e ponta-seca); “Nu feminino reclinado” (1658. Água-forte, ponta-seca e buril); “Estudos da cabeça de Saskia e outros” (1636. Água-forte).

De acordo com o curador Paulo Costa, uma das gravuras “Jovem sentado no chão com uma perna estendida” (1646) foi adquirida por Ema Klabin em  uma galeria do Rio de Janeiro em 1947. “Acreditamos  que todas as outras gravuras de Rembrandt tenham sido adquiridas por Ema ainda neste período de início da coleção”, acrescenta.

Mais de Cultura