Top

Exposição: obras da antropologia visual brasileira

O Centro Universitário Maria Antonia da USP recebe, a partir de 15 de abril, a exposição “Confidências das Imagens na Antropologia, Modos de Ver, Pensar e Interrogar”, com curadoria da professora da Unicamp Fabiana Bruno.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mostra reúne imagens e grafias como resultado do empenho de antropólogos em constituir temas e pesquisas em antropologia visual no Brasil. Esta metodologia de pesquisa retrata comportamentos, atitudes e estilos de vida a partir do estudo de objetos, espaços e tudo aquilo que compõe o universo visual e material das pessoas.

Entre os 36 participantes da exposição, estão a professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Sylvia Caiuby Novaes, e o professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Etienne Samain, pioneiros incentivadores de linhas de pesquisas e laboratórios produção no campo do visual no Brasil. A partir deles, formou-se uma geração de pesquisadores-autores filiados a centros de pesquisa no País.

No conjunto da exposição estão ensaios fotográficos, desenhos, fotografias experimentais com distintas intervenções de materiais, vídeos e instalações. A curadora ressalta que “as obras evidenciam o engajamento desses pesquisadores em um universo de traços e grafias insurgentes, provocações em imagens silenciadas, dentro dos quais a estética, a poética e as artes conjugadas antropologicamente ecoam confiança a um pensamento sensível capaz de dialogar com outros mundos.”

Além da exposição, o Centro Maria Antonia ainda abrigará uma mostra de filmes e um ciclo de conferências com antropólogos proeminentes na antropologia visual.

Centro Universitário Maria Antonia – Edifício Rui Barbosa – Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo, SP.

Mais de Cultura