Top

“Infinite Essence”: a arte de Mikael Chukwuma Owunna

Mikael Chukwuma Owunna, um artista nigeriano-sueco criado em Pittsburgh, na Pensilvânia, Estados Unidos, passou os últimos dois anos e meio fotografando homens e mulheres negros para uma série intitulada “Infinite Essence”. Pintados à mão usando tintas fluorescentes e fotografados em completa escuridão, os temas de Owunna são iluminados por um flash equipado com um filtro UV, que transforma seus corpos nus em figuras celestes brilhantes.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Owunna disse ao site Colossal que a série foi sua resposta às frequentes imagens e vídeos de pessoas negras sendo mortas por aqueles que juraram protegê-las: a polícia. Os amigos do fotógrafo, membros da família, dançarinos e uma pessoa com quem ele se conectou no Instagram servem de modelo para o projeto, que leva o nome de uma ideia de sua herança igbo [grupo étnico da África].

“Todos os nossos espíritos individuais são apenas um raio da essência infinita do sol”, explica Owunna. “Ao transcender o espectro visível, eu trabalho para iluminar um mundo além de nossas estruturas visíveis de racismo, sexismo, homofobia e transfobia, onde o corpo negro é livre“.

Mais de Cultura