Top

Holandês Marcel van Luit abre mostra na GWS Gallery

O fotógrafo holandês e artista digital Marcel van Luit abre a exposição “Where the Dreamers Go” na GWS Gallery a partir de 2 de abril. No mesmo dia, a galeria participa da quarta edição do Gallery Night, programação integrante da SP-Arte/19.

SIGA O RG O INSTAGRAM

Van Luit cria um universo paralelo que só existe em sua imaginação. Crianças, animais selvagens, arquitetura e paisagens deslumbrantes convergem em cenas mágicas. Se você já se perguntou como é um sonho que se materializa em uma fotografia, basta olhar para o trabalho do fotógrafo holandês e artista digital.

Com cenas fantásticas que misturam ilusão com realidade, Van Luit está mudando a cena artística digital no mundo. O holandês – que antes de virar artista trabalhava como assistente social – tem um talento incrível para combinar o factual com ambientes imaginários graças à sua incrível habilidade com o photoshop. Mas nem sempre foi assim.

Portador da síndrome de Guillain-Barré, doença autoimune grave que afeta o sistema nervoso, Van Luit passou um ano internado em um hospital em Groningen, cidade no norte da Holanda, onde ele nasceu e mora até hoje. “Fiquei paralisado por um longo tempo”, diz. Ao retomar os movimentos na parte superior do corpo, já desesperado para preencher as intermináveis horas na cama, ele desenterrou uma paixão que mudaria sua vida para sempre: a fotografia.

Van Luit está convencido de que a arte digital irá conquistar o mesmo respeito que os gêneros mais tradicionais em um futuro próximo, apontando para o fato de que a fotografia também não foi levada a sério como uma forma de arte quando surgiu. “No meu trabalho, tudo é possível”, diz ele.

“Where the Dreamers Go”
GWS Gallery – Rua Lourenço de Almeida, 167, Vila Nova Conceição, São Paulo. De 2 a 30 de abril.

Mais de Cultura