Top

Holandês Frank Ammerlaan expõe na Sim Galeria

Iron Mountain” é a primeira individual do artista plástico holandês Frank Ammerlaan em São Paulo. A mostra, em cartaz a partir do dia 30 de março, apresenta trabalhos recentes que traduzem a constante investigação do artista nos mais diferentes materiais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Chapas de chumbo galvanizado, telas de linho cru desgastadas pela ação do tempo, partículas de meteorito, linhas de costura e pigmentos metálicos são alguns dos elementos que compõem o seu universo criativo. Segundo Kiki Mazzucchelli, que assina o texto da exposição, a produção de Ammerlaan, além dos recursos particulares que utiliza, é pautada pelo embate constante entre ordem e caos, planejamento e aleatoriedade.

Como exemplo destes conflitos, entre os trabalhos está a série em que Ammerlaand submete as chapas de chumbo à galvanização, processo químico que consiste na aplicação de uma camada de zinco sob o metal para evitar a corrosão. Esse banho impõe à superfície da chapa uma gama de cores que se fixa de forma aleatória, sem o controle do artista. O contraponto está justamente nas dobras que o artista realiza na chapa, ordenando-a conforme sua vontade.

As pesquisas desenvolvidas por Ammerlaan muitas vezes envolvem processos industriais ou de transmutação de matéria de tal maneira que o artista costuma comparar o seu trabalho à alquimia. É o caso da série de pinturas em que as telas são deixadas ao ar livre. Impregnadas pela ação da chuva e do sol e repletas de partículas carregadas pelo ar ganham manchas orgânicas, que servem de base para a segunda e não menos insólita etapa de produção da obra: a aplicação de pigmento extraído de rochas de meteorito pulverizadas.

Iron Mountain”, de Frank Ammerlaan
30 de março, das 10h às 15h.
Sim Galeria – Rua Sarandi, 113 A, Jardins, são Paulo; (11) 3062-8980.

Mais de Cultura