Entre os dias 18 de março e 18 de abril o Joh Mabe Espaço Arte e Cultura, nos Jardins, receberá a exposição “4.2: Décio Soncini e Francisco Gonzalez” que comemora quatro décadas de uma relação de amizade, mas também de trabalho, entre os dois artistas paulistanos. Com curadoria de Enock Sacramento estarão expostas 60 pinturas feitas pelos artistas.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A dupla estreitou os laços de amizade quando participaram do Grupo Guainazes, um grupo de artista que se reunia uma vez por semana no ateliê de Antônio Victor, localizado em Guainazes, bairro paulistano, para discutir questões relacionadas com a arte, trocar opiniões sobre seus trabalhos e para se ajudarem mutuamente a conquistar um espaço no sistema de arte de São Paulo.
Mas foi em 1978, quando Gonzalez e Soncini fizeram uma exposição juntos, que Paulo Chaves analisou sua obra em conjunto: “Possuem em comum o gosto acentuado pelo trabalho limpo e construído; enquanto, porém, Gonzalez se encaminha para composições rigorosamente organizadas em suas formas e planos, Décio parece atraído em direção a um expressionismo fantástico”.
Hoje, quatro décadas depois, uma nova exposição reúne a obra desses dois artistas que celebram a arte e a vida. Gonzalez permanece fiel a seu vocabulário, à sua sintaxe e a seu virtuosismo técnico, demonstrando que não se preocupa com a moda, mas com o desenvolvimento da sua linguagem. Já Soncini recria a natureza em um dos seus aspectos mais significativos plasticamente e sua pintura é uma sinfonia de cores que se manifestam e cantam até nas sombras e na escuridão da noite.
“4.2: Décio Soncini e Francisco Gonzalez”
De 18 de março a 18 de abril.
Joh Mabe Espaço Arte & Cultura – Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, 4.225, São Paulo, SP; (11) 3885-7140.