Top

Mundo da arte perde Carolle Schneemann

Carolee Schneemann, uma artista que inspirou gerações de criadores usando seu próprio corpo, e os corpos de outros, morreu aos 79 anos nesta quarta-feira (06.03). A Galerie Lelong de Nova York confirmou sua morte.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Carolee é mais conhecida por seus trabalhos  sensacionais, incluindo Meat Joy, uma performance orgiástica de 1964 em que homens e mulheres com pouca roupa rolavam com peixes mortos, salsichas, sangue e diversas outras substâncias.

Onze anos depois, ela apresentou o Interior Scroll, uma performance notória na qual ela desenrolou um papel que estava em sua vagina e leu em voz alta o texto.

Na época, algumas feministas criticaram a sexualidade evidente de seu trabalho, classificando-a como narcisista. Enquanto isso, os principais curadores, revendedores e colecionadores de arte ignoravam-na quase inteiramente. “Na década de 1960 e no início dos anos 70, todas as galerias rejeitavam meu trabalho”, disse recentemente à T Magazine.

Carolee nasceu na Pensilvânia em 1939. Seu pai era médico, uma ocupação que ela disse que deu a ela uma introdução precoce do lado menos idealizado e menos elegante do corpo humano. Ela começou sua carreira artística como pintora e teve um começo difícil quando foi expulsa do Bard College depois de se pintar nua.

Mais de Cultura