Top

Curitiba: aos 93 anos, Antonio Arney é homenageado com livro

A trajetória artística de Antonio Arney é celebrada no livro “Comparação de Valores – Antonio Arney (E. Intermeios, 160 páginas)”, que será lançado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, no dia 14 de março. A obra, organizada pela pesquisadora Giselle de Moraes, traça um panorama dos 50 anos de produção do artista paranaense e apresenta textos referenciais de importantes críticos como Adolfo Montejo Navas, Artur Freitas, Eduardo Rocha Virmond, Eliane Prolik e Fernando Bini.

Nascido em Piraquara em 1926, Arney é autodidata e tem a madeira como principal matéria-prima de seu trabalho. Aprendeu o ofício de marcenaria com seu pai. Suas montagens revelam uma influência da arte construtiva e unificam elementos geométricos a materiais usados e de rejeitos, trazendo uma discussão muito atual sobre arquitetura, tempo e memória.

Sua trajetória profissional começou em Curitiba, no final dos anos 1950, quando integra o Círculo de Artes Plásticas. Desde então destacam-se oito premiações no Salão Paranaense e a participação em importantes mostras nacionais e internacionais, entre elas: I e II Panorama de Arte Atual Brasileira – MAM/SP (1969 e 1970); XI Bienal Internacional de São Paulo (1971); Brasil Plástica 72; I e III Salão Nacional de Artes Plásticas (1978 e 1980), no Rio de Janeiro.

Lançamento do livro “Comparação de Valores – Antonio Arney”
Dia 14 de março, quinta-feira, das 19h às 21h.
Museu Oscar Niemeyer (Miniauditório) – Rua Marechal Hermes, 999, Curitiba, Paraná.

Mais de Cultura