Top

Bisa Butler: a arte colorida que conta histórias

A artista norte-americana Bisa Butler (@bisabutler) utiliza uma variedade de tecidos com padrões vibrantes para criar retratos de pessoas comuns. Ela favorece tons em camadas para formar a pele de seus objetos e, muitas vezes, agrupa figuras em fortes silhuetas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Eu sempre fui atraída por retratos. Eu era a garotinha que se sentava ao lado de minha avó e pedia para ela passar pelos antigos álbuns de fotos da família. Eu era a única que queria ouvir a história por trás de cada foto. Essa curiosidade permaneceu comigo até hoje. Costumo começar minhas peças com uma foto em preto e branco e me permito contar a história. Minhas histórias são contadas nos tecidos que escolho, nas texturas que combinam e nas cores que criam uma composição totalmente nova. Meus retratos contam histórias que podem ter sido esquecidas ao longo do tempo. Quando você vê rendas vintage e cetim envelhecido, isso conta a história de delicadeza e refinamento de tempos passados. Quando você vê algodão estampado africano e pano de barro, eles contam a história da minha pátria ancestral e o berço da civilização. Quando você vê organza multicolorida e rede de camadas você está contando uma história de algo ou alguém colorido e multifacetado”, explica Bisa em um comunicado no site de sua galeria.

Bisa estudou arte na Universidade de Howard. Em uma entrevista em vídeo para a BRIC TV, a artista explica que começou a usar tecido em suas pinturas na faculdade e depois se converteu em acolchoado como uma forma de continuar sua prática artística enquanto protegia sua filha de materiais tóxicos e fumaça.

Mais de Cultura