Top

SP: GWS Gallery recebe mostra do alemão Marius Sperlich

Conhecido por sua fotografia macro, o fotógrafo alemão Marius Sperlich ironiza os conflitos de uma sociedade obcecada pelas redes sociais, em especial o Instagram, palco de uma luta cultural diária entre conservadores e liberais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com um viés irônico e um olhar divertido, o artista consegue debochar do “deus” algoritmo ao mesmo tempo em que deixa espaço para o espectador projetar suas próprias emoções e experiências nas obras de arte “instagramáveis” que sai dos posts e ganha as telas na mesma proporção: quadradas.

Nascido em Hamburgo, Sperlich começou a fazer imagens desconfortavelmente próximas ao se mudar para Berlim em 2016, onde um quarto apertado e a falta de um estúdio próprio o levaram a trabalhar em um porão minúsculo. Lá, descobriu as virtudes de fotografar objetos a uma curta distância e especializou-se em close-ups. “Eu sempre fui fascinado pelo corpo humano, então comecei a me aproximar”, diz ele sobre sua macrofotografia.

Ao aumentar o zoom sobre seu trabalho, o artista alemão de 27 anos – que também é designer, diretor de cinema e músico – glorifica e destaca o corpo feminino, sem objetificar a mulher. Este é um aspecto que o fotógrafo tem extremo cuidado, trabalhando à exaustão suas ideias com sua parceira, a maquiadora Joanna Bacas. Cada foto pode levar até seis horas para ser produzida e fotografada.

Exposição Marius Sperlich
De 14 de fevereiro a 15 março.
GWS GalleryRua Lourenço de Almeida, 167, Vila Nova Conceição, São Paulo.

Mais de Cultura