Top

Masayo Fukuda cria polvo com uma única folha de papel

Kirie é a arte japonesa de cortar papel. Variações do kiriecan podem ser encontradas em culturas de todo o mundo, mas a versão japonesa é dita derivada de cerimônias religiosas e pode ser rastreada até por volta do ano 700 d.C.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Em sua forma mais convencional, o espaço negativo é cortado de uma única folha de papel branco e depois contrastado com um fundo preto para revelar uma renderização.

A artista veterana de kirie Masayo Fukuda tem praticado a forma dessa arte há 25 anos e recentemente revelou o que ela diz ser sua maior obra-prima de 2018.

Embora a peça intricada pareça ter várias camadas sobrepostas, Masayo permaneceu fiel à forma convencional, usando apenas uma única folha de papel para representar sua descrição detalhada de um polvo. O nível de detalhe, às vezes, até parece um desenho de caneta esferográfica. Mas um olhar mais atento confirma, de fato, que cada detalhe é cuidadosamente feito de um espaço negativo recortado no papel branco.

Masayo apresenta seu trabalho com o colega também artista de kirie Jun na Miraie Gallery em Osaka, de 24 a 30 de abril de 2019.

Mais de Cultura