Top

“Fevereiros”: documentário mostra trajetória e enredo inspirado em Maria Bethânia

Nesta quinta-feira (31), o documentário “Fevereiros” chega aos cinemas. O longa, dirigido por Marcio Debellian, acompanhou Maria Bethânia do Rio de Janeiro, onde ocorreu o vitorioso desfile da Mangueira em sua homenagem, até Santo Amaro, sua cidade natal.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

O documentário mostra a construção do Carnaval da Mangueira em 2016, desde os desenhos das primeiras alegorias aos desfiles na avenida. “O que me interessou desde o início, independentemente do resultado que o Carnaval viria a ter, foi o recorte que a Mangueira escolheu para o enredo. Entre as inúmeras possibilidades de se homenagear Maria Bethânia, a escola escolheu tratar da sua devoção religiosa, do seu sincretismo pessoal que junta o candomblé, devoção católica e sabedorias herdadas dos índios”, explicou Debellian.

Para construir o longa, a produção viajou com Maria Bethânia para o Recôncavo Baiano, participou de seu ambiente familiar, religioso e das festas da sua cidade natal, além de entrevistar grandes personalidades importantes na vida da cantora, como Caetano VelosoChico Buarque, o carnavalesco Leandro Vieira, o historiador Luiz Antonio Simas, a poeta e irmã de Bethânia Mabel Velloso, entre outros.

No trânsito entre o Rio de Janeiro e a Bahia, “Fevereiros” depara-se com questões históricas como o surgimento do samba, tolerância religiosa e racismo. “Fevereiros” já rodou 29 festivais de cinema pelo mundo, passando por países como Canadá, França, Rússia, Suíça, Espanha e Itália, e ganhou o prêmio de “Melhor Filme” no 10º IN-Edit Brasil.

Mais de Cultura