Top

Bienal de Veneza: “Regata Vermelha” lembra ameaça ambiental à cidade

No mês de maio, durante a 58ª Bienal de Veneza, os participantes terão a oportunidade de ver uma instalação de arte pública em grande escala feita pela artista Melissa McGill na forma de uma marinha de cerca de 50 veleiros italianos, que estarão na orla de Veneza. A peça, que é independente do bienniale, é intitulada “Red Regatta”, e cada veleiro terá uma vela pintada à mão em um tom ligeiramente diferente de vermelho criado pela artista em seu estúdio.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Em entrevista ao site artnews.com, Melissa disse tem como objetivo lembrar os telespectadores das relações difíceis de Veneza com seus canais, que estão ameaçados pela elevação do nível do mar. “Representa tudo que o vermelho pode referenciar em uma cidade como Veneza. . . o vermelho tem essa urgência ”, disse ela. “[Venezianos] viajam por água, mas estão sendo levados pela água. Eu pessoalmente vi essa cidade mudar drasticamente em minha vida.”

Quanto à vela envolvida, “não é uma regata competitiva”, disse ela. “É mais uma apresentação. Basicamente, estamos apresentando essas regatas como uma maneira de reunir todos esses proprietários de barcos locais com esses belos barcos tradicionais ”.

A instalação é uma colaboração que envolve a artista, a Magazzino Italian Art Foundation e mais de 250 marinheiros, artesãos e estudantes de arte venezianos que têm ajudado a preparar vários aspectos do projeto. Uma exibição fotográfica da aparência da instalação está atualmente em exposição no espaço de exibição da Magazzino em Cold Spring, em Nova York.

Mais de Cultura