Top

Bilionária polonesa explode rocha para criar museu

Em uma cidade suíça de cerca de 200 moradores, uma bilionária polonesa explodiu a rocha de uma montanha e cavou as fundações de um novo museu.

Não é a primeira tentativa de Grazyna Kulczyk. A colecionadora de arte e empreendedora, uma figura importante no mundo cultural polonês, tentou duas vezes antes criar seu museu dos sonhos, levando sua proposta a duas cidades em seu país natal antes de lançar seus planos ambiciosos em Susch, um pequeno ponto no mapa, a nordeste de St. Moritz, na Suíça.

SIGA RG NO INSTAGRAM

“O tempo provou que a decisão de colocar o museu e ativar a fundação na Suíça estava certa”, disse Grazyna ai site news.artnet.com. Situado entre ÁustriaItáliaAlemanha, ela espera que seu museu possa desempenhar um “papel de embaixador” para a arte polonesa.

O Museu Susch, inaugurado em 2 de janeiro, está situado dentro de um impressionante mosteiro do século XII, que foi reformado para seu novo propósito. No processo, 9.000 toneladas de rocha de montanha também foram esculpidas para dar lugar a galerias.

Além disso, o museu abrigará um instituto de pesquisa que investiga o papel das mulheres nas artes e nas ciências.

Mais de Cultura