Top

Cinco motivos para assistir ao filme “O Show de Truman”

Nesta quinta-feira (17), Jim Carrey completa 57 anos de idade e tem uma longa lista de comédias que fizeram sucesso ao redor do mundo, como “Todo Poderoso”“Ace Ventura”“O Mentiroso”. Mas um de seus melhores trabalhos não é uma comédia, mas um filme cabeça que poderia ser trama de um episódio de “Black Mirror”: “O Show de Truman – O Show da Vida”.

SIGA TG NO INSTAGRAM 

Se você nunca assistiu esse filme, separamos cinco motivos para dar uma chance:

1. A história é extremamente moderna
Apesar de ter sido lançado em 1998, “O Show de Truman” tem uma temática muito moderna. Truman, interpretado por Carrey, é um rapaz que, desde seu nascimento, vive dentro de um reality show assistido por todo mundo. Poderia ser a história de um filho de uma das Kardashians, mas a trama deste filme não para por aí.

Toda uma cidade cinematográfica, chamada Seahaven, foi projetada para abrigar Truman, seus pais e seus amigos, que são, na realidade, atores. Um diretor megalomaníaco comanda tudo o que acontece para que o personagem de Carrey não queira sair daquele ambiente ou descubra que tudo é mentira. Táticas surreais, como fingir a morte do pai de Truman e alimentar seu medo de água, são usadas para controlar a vida dele.

2. Truman não é bobo
Apesar de ter sua vida comandada, Truman não é nada bobo. Depois de se apaixonar por Sylvia (Natascha McElhone), uma figurante, ao invés de Meryl (Laura Linney), a atriz designada para ser sua esposa, o personagem de Carrey começa a criar uma fantasia amorosa que lhe dá coragem de sair daquele lugar. Sylvia logo é tirada do cenário e Meryl consegue se casar com ele, mas isso não faz com que Truman a esqueça.

No aniversário de 30 anos do programa e do seu personagem, Truman começa a perceber as coisas estranhas que acontecem ao seu redor, como notícias que explicam acontecimentos pessoais e o modo como sua esposa faz propaganda dos utensílios que usa.

3. A história te faz pensar…
O modo como a vida de Truman é projetada faz a gente se questionar sobre hábitos e o que consumimos como entretenimento. Apesar de ser uma utopia que, na época, parecia tão distante, até que ponto isso difere dos programas passados na televisão e, de certa forma, até mesmo da maneira como guiamos nossa vida em função de fake news e sensacionalismo.

4. … mas também dá para rir
O filme é descrito como uma comédia dramática e realmente é. A trama gera tensão e reflexão, mas a forma como Truman se comporta e a postura de alguns dos habitantes de Seahaven são muito engraçadas. O personagem tem alguns hábitos comuns, mas que são engraçados quando assistidos, como conversar consigo mesmo pelo espelho ou esconder uma projeção da imagem da sua amada.

5. É muito fácil achar o filme
Para nossa felicidade, “O Show de Truman – O Show da Vida” está disponível na Netflix! Esse era o único detalhe que faltava para te convencer que, mesmo que você não goste do trabalho de Carrey, deve dar uma chance a este filme, que teve três indicações ao Oscar e ganhou o BAFTA de “Melhor Roteiro” e “Melhor Diretor”.

Mais de Cultura