Top

Japan House apresenta a mostra “Architecture for Dogs: Arquitetura para cães”

Entre os dias 19 de janeiro e 07 de abril, a Japan House, em São Paulo, apresentará uma mostra, com curadoria de Kenya Hara, com o trabalho de 15 arquitetos e designers renomados que criaram projetos arquitetônicos usando cães como inspiração.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“Architecture for Dogs: Arquitetura para Cães” terá casas para dogs de diversas raças com um estilo irreverente e conceitual, que leva em conta a maneira como a sociedade se relaciona com os bichos de estimação atualmente. A exposição já passou pelos Estados Unidos, Japão e China e chega pela primeira vez no Brasil, a convite do centro cultural.

Junto com as casas, estudos explicarão a relação com a raça para a qual cada uma foi criada. Nomes como Kenya HaraKazuyo SejimaSou FujimotoKengo Kuma, entre outros, assinam as obras que ocuparão todo o centro cultural. As peças tem diferentes formas, materiais e técnicas de construção que retratam a relação de afeto e a importância cada vez maior desses animais para sociedade.

Um projeto importante dentro da iniciativa é “O Casulo” (The Cocoon), trabalho inédito do escritório brasileiro FGMF Arquitetos que, a partir desta mostra em São Paulo, integrará o circuito Architecture for Dogs representando o Brasil.

A JAPAN HOUSE São Paulo deixará três desses projetos na área externa do piso térreo à disposição para experimentação por cachorros: Mount Pug (Kengo Kuma), Architecture for Long-bodied-short-legged Dog (Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kajiima) e Beagle House (MVRDV).

Um banco de dados online permite que os visitantes acessem diagramas, imagens e vídeos das peças expostas será disponibilizado para que sejam reproduzidas. Além disso, a plataforma permite também que pessoas de todo o mundo compartilhem suas próprias propostas para o tema por meio do site.

Mais de Cultura