Top

Dupla Detanico Lain traz suas intervenções artísticas a São Paulo

A partir do dia 19 de janeiro, a mostra “Meteorológica”, de Angela Detanico e Rafael Lain, será apresentada no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo. A exposição apresentara 14 obras do casal de artista, que adota a linguagem como objeto e, muitas vezes, tema para a criação de seus trabalhos.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Com curadoria de Rodrigo Villela, o público paulistano conhecerá os trabalhos da dupla Detanico Lain, na maioria das vezes, instalações inéditas, criadas a partir das mais variadas linguagens artísticas. As obras misturam vídeos, textos, esculturas e objetos para incentivar que o visitante reflita não apenas sobre temas diversos, mas sobre o processo de reflexão e constituição do conhecimento.

“A dupla Detanico Lain parte de uma pesquisa de representação para a criação de uma linguagem ao mesmo tempo rica de significados e repleta de poesia. Nesta exposição, muitos dos trabalhos dialogam diretamente com o nosso espaço. O percurso, por si só, possui uma narrativa própria. A mostra ganha corpo e reverbera na dimensão do aqui e agora”, afirma o curador.

A exposição fica em uma área do Espaço Cultura Porto Seguro que é, ao mesmo tempo, interna e externa, o que instiga a curiosidade de quem passa pela rua.

“O nome da mostra vem de um tratado homônimo de Aristóteles, em que o filósofo grego fala das coisas físicas do mundo natural. São teorias criadas pela observação e descrição dos fenômenos físicos, materiais, do planeta. Essa é uma ideia que permeia toda a exposição”, afirma Angela Detanico.

Os artistas usaram diferentes técnicas para criar a mostra, como “alongar” verticalmente os pixels de uma fotografia digital, um poema escrito em forma de um calendário infinito e até mesmo a criação de um alfabeto.

Detanico e Lain trabalham juntos desde 1996. Ela é semiologista e ele designer gráfico e ambos nasceram em Caxias do Sul (RS), mas, atualmente, moram e atuam em Paris. Seus trabalhos mesclam gráficos, textos, sons e vídeos, quase sempre recheados de referências científicas, matemáticas e literárias.

A entrada para a mostra “Metereológica” é gratuita e ela ficará aberta ao público de 19 de janeiro até 7 de abril, no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo.

Mais de Cultura