Top

Beyoncé e Jay-Z ajudam Louvre a quebrar recorde de público de museus

Nesta quinta-feira, o Museu do Louvre, em Paris, anunciou que, em 2018, 10,2 milhões de pessoas passaram por suas portas, marcando um aumento de 25% comparado com 2017. O número não é apenas um recorde para o museu mais popular da França, batendo os 9,7 milhões de visitantes em 2012, mas de acordo com um comunicado de imprensa, é a maior participação anual já publicada por qualquer museu.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Essa quantidade sem precedentes de interesse global em uma instituição de artes tem a ver com uma confluência de muitos fatores, e o comunicado de imprensa menciona que a exposição blockbuster “Delacroix (1798-1863)” foi uma recordista, também citando um aumento geral no turismo em Paris, com a ideia de que ataques terroristas tenham diminuído.

Mas o aumento de frequência do museu pode ter sido mais proeminente devido ao vídeo que Beyoncé e Jay-Z fizeram para “Apeshit” – o primeiro single de seu primeiro álbum conjunto, que caiu como uma surpresa bem-vinda em junho – apresentando os dois.

O vídeo exibe amplamente obras-primas do museu, como “The Raft of the Medusa”, de Théodore Géricault (1818 a 1919), “Retrato de Madame Récamier” (1800), de Jacques-Louis David, e, é claro, “Mona Lisa”(1503-06), de Leonardo da Vinci.

O museu chamou o vídeo de “tributo a algumas das maiores obras de arte da instituição“. Não há dúvida de que a onipresença imediata do vídeo, que se transformou em memes e GIFs em todas as redes sociais, ajudou a distorcer a frequência de jovens – até estimulou o museu a criar um tour baseado no vídeo. O comunicado de imprensa do museu observa que mais da metade dos visitantes do Louvre em 2018 tinham menos de 30 anos e quase um quinto tinha menos de 18 anos.

Mais de Cultura