Categories: Cultura

Especialista descobre obras invisíveis de Basquiat

Share

Emily Macdonald-Korth, uma especialista de arte do Longevity Art Preservation, em Nova York, pensou que estava indo para um trabalho forense de rotina no mês passado, quando um cliente pediu que ela confirmasse que a pintura de Jean-Michel Basquiat, de 1981, era de fato dele.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Ela planejava conduzir análises de pigmentos e elementais, tirar fotografias técnicas e observar a imagem sob luzes UV e infravermelhas. O check-up da obra estava indo normalmente até que ela usou sua lanterna UV, comumente usada para identificar vernizes ou outros sinais de que uma pintura sofreu reparo, e desligou as luzes do teto.

Foi quando ela os viu: desenhos que Basquiat havia feito em tinta invisível.

“Eu começo a olhar para essa coisa e vejo essas flechas”, disse Emily à Artnet News. Ela acendeu as luzes novamente para ter certeza de que não estava imaginando as coisas e as flechas desapareceram. Ela apagou as luzes novamente e lá estavam elas: duas flechas desenhadas no que parecia ser um lápis de luz negra, virtualmente idênticas a outras flechas desenhadas visivelmente na tela com barras de óleo vermelhas e pretas. “Eu nunca vi nada assim”, disse ela. “Ele basicamente fez uma parte totalmente secreta desta pintura.”

Na verdade, esta não é a primeira vez que Basquiat é conhecido por usar materiais UV fluorescentes. Em 2012, a Sotheby’s London descobriu que sua pintura Orange Sports Figure, de 1982, continha uma assinatura de tinta invisível do nome do artista no canto inferior direito. Mas ele nunca foi conhecido por incluir imagens específicas de UV em seu trabalho.

Não está claro se Basquiat pretendia que os desenhos invisíveis servissem como um guia subjacente para a pintura, ou se os considerava um elemento do trabalho concluído. Mas Emily acha que eles se encaixam em seu processo maior de pintura sobre uma imagem e deixando-a parcialmente visível, “então há uma história lá, no fato de ter algo secreto”, disse. “Ele deve ter brincado com uma lanterna UV e pensou: ‘isso é legal’. Isso realmente se relaciona com o jeito dele de ‘apagar’ [uma obra].”x

Foto: Reprodução/news.artnet.com/Longevity Art Preservation

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024