Top

5 curiosidades sobre Jean-Michel Basquiat

Jean-Michel Basquiat foi um dos artistas mais importantes do movimento neo-expressionismo e suas obras continuam influenciando artistas e sendo vendidas por altos preços até hoje. Mas, além de ter se dedicado à arte, Basquiat teve uma vida polêmica. Neste sábado (22), Basquiat estaria completando 58 anos e, para comemorar sua memória, separamos cinco fatos curiosos sobre sua vida e carreira.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Ele não era grafiteiro
Segundo Pieter Tjabbes, responsável pela curadoria de uma exposição do artista aqui no Brasil, apesar de Basquiat ter começado sua carreira usando spray para se expressar na rua, ele não era um grafiteiro.

“Ele começou a carreira em 1977, 1978 junto com seu amigo Al Diaz. Eles pintavam rases enigmáticas – às vezes poéticas – nas paredes de Manhattan sob o pseudônimo SAMO (“same old shit”, ou “mesma merda”, em inglês). Apesar de serem feitas com spray, uma forma de expressão de arte de rua, elas [as intervenções] eram muito mais obras conceituais do que propriamente grafite. Ele também fez isso apenas durante um ano”, disse em entrevista ao site Huffpost Brasil

Ele vivia duas realidades por ser um artista negro
Basquiat rapidamente foi reconhecido no seu meio como um dos maiores artistas da época e usou sua voz para homenagear músicos e atletas negros em um meio predominantemente branco. Mas isso não fez com que parasse de sofrer preconceito. Depois de ser idolatrado em exibições e vernissagens, quando saia na rua, não conseguia nem pegar um taxi, por ser negro.

Ele se relacionava com grandes personalidades
Um dos maiores amigos de Basquiat foi Andy Warhol e juntos fizeram mais de cem obras. Na época, Warhol já não pintava e Basquiat foi o responsável por lhe fazer largar um pouco a técnica de serigrafia, em que um de seus funcionários pintava para ele. Além disso, a amizade dava uma segurança ao artista no início de sua carreira.

Além de Warhol, Basquiat namorou Madonna na década de 1980. A cantora contou que terminou o relacionamento por causa do vício do artista em drogas. Madonna chegou a ser a musa inspiradora do artista por algum tempo, mas, depois do término, Basquiat pintou as telas feitas para amada de preto.

O artista saiu da casa dos pais aos 17 anos
Ele deixou as casas dos pais, no Brooklyn, para viver em Lower Manhattan. O artista sobrevivia passando um tempo na casa de amigos ou vivendo na rua. Além disso, vendia camisetas e cartões-postais feitos à mão para se sustentar. O artista sempre foi muito inteligente e independente, aos 11 anos, já falava três línguas: inglês, francês e espanhol.

Ele trabalhava com várias coisas ao mesmo tempo
Basquiat tinha o hábito de trabalhar em várias telas ao mesmo tempo, chegando a fazer cerca de 20 obras em três semanas. Além disso, lia, assistia à televisão e ouvia música. Quando ia fazer exposições em outras cidades, não costumava levar as obras de Nova York, mas fazia novas no local onde exibiria-as.

 

Mais de Cultura