Top

Os três clipes mais polêmicos de Sia

Os clipes da cantora Sia, estrelados pela dançarina mirim Maddie Ziegler, são no mínimo aflitivos. Carregados de mensagens subliminares criadas através da junção das letras com as coreografias interpretadas por Ziegler, estes vídeos já causaram muita polêmica, sendo acusados, até mesmo, de pedofilia. Veja abaixo três clipes polêmicos da cantora e compositora australiana.

“Chandelier”

“Chandelier” foi a primeira parceria entre Maddie e Sia e chamou a atenção por uma menina tão nova fazer uma coreografia tão carregada de sentimentos adultos. A menina ficou conhecida depois de participar do reality show “Dance Moms”, que contava a história de mães que investem na carreira de dança de seus filhos.

Depois do sucesso do vídeo, que quatro anos depois tem quase dois bilhões de visualizações no Youtube, as duas artistas se tornaram inseparáveis e Maddie se tornou a maior representante de Sia em seus clipes.

“Elastic Heart”

No topo da lista, o vídeo da música “Elastic Heart” deu o que falar. Estrelado por Maddie Ziegler com participação de Shia LeBouf, o clipe apresenta uma coreografia violenta, em que os dois personagens agem como animais presos em uma gaiola. Na época, Maddie tinha apenas 12 anos, enquanto LeBouf tinha 28. Muitos espectadores conservadores consideraram que o vídeo fazia apologia a pedofilia.

Sia comentou que achava que os dois eram os únicos atores que poderiam representar seus “dois estados de espírito antagônicos”, mas pediu desculpas: “minha intenção foi criar um conteúdo emocional, não incomodar as pessoas”, disse.

Segundo o diretor do clipe, Daniel Askill, o vídeo foi inspirado na performance “Eu amo a América e a América me ama”, feita por Joseph Beuys, em 1974. O artista alemão se trancou em uma sala com um coiote selvagem durante três dias e, nas últimas horas, o animal o permitiu abraça-lo. Askill comentou que sente pena de quem enxergou pedofilia na recriação.

“The Greatest” 

Depois de dois anos, Sia reviveu a parceria com Maddie no clipe em que, ao lado de outros dançarinos, homenagearam as 49 vítimas do atentado homofóbico à balada Pulse, em Orlando. No vídeo, Maddie reaviva os 49 dançarinos depois de pintar em seu rosto lágrimas nas cores da bandeira LGBT+.

O vídeo, que revisita cenários e coreografias de outros clipes da cantora australiana, termina com todos os dançarinos caídos e uma parede com buracos de balas ao fundo.

Mais de Cultura