Top

Nancy Wilson, ícone do jazz, morre aos 81 anos

A cantora de jazz Nancy Wilson morreu aos 81 anos, nesta quinta-feira (13.12), em sua casa em Pioneertown, Califórnia. A notícia foi confirmada por seu empresário, Devra Hall Levy.

Nascida em Chillicothe, Ohio, em 20 de fevereiro de 1937, a carreira musical de Nancy começou sua carreira em 1960 com o lançamento de seu álbum de estreia “Like in Love“. Ela gravaria mais de 70 álbuns durante sua longa carreira, com destaques incluindo os álbuns de 2004 e 2006 “R.S.V.P. (Rare Songs, Very Personal)” e “Turned to Blue“, que ganharam o Grammy de Melhor Álbum Vocal de Jazz em 2005 e 2007, respectivamente.

Algumas das faixas mais famosas de Nancy incluem “(Você não sabe) como eu sou feliz” (que ganhou seu primeiro Grammy em 1965), “Adivinha quem eu vi hoje” e “Enfrente, acabou“.

Longe da música, Nancy era conhecido como um proeminente ativista dos direitos civis. Ela fez parte dos protestos históricos de 1965 em Selma, Alabama, e foi mais tarde reconhecida por seu trabalho em 2005, sendo introduzida na International Rights Rights: Walk of Fame, no Centro Histórico Nacional Martin Luther King Jr. em Atlanta, Geórgia.

Embora mais conhecida por seu trabalho no jazz, Nancy frequentemente se referia a si mesma como uma “estilista de música” em vez de se alinhar a apenas um gênero. “Eu não coloco rótulos nela [na música], apenas canto”, disse ao “Los Angeles Times”, em 1993. “Está tudo no ouvido do ouvinte. Deixe que decidam.”

 

Mais de Cultura