Top

Risco Festival em SP vai até dia 16 de dezembro

Até 16 de dezembro, acontece a 1ª edição do Risco Festival em São Paulo. Trata-se um evento diferentão, que procura trazer à luz pessoas que geralmente estão à margem (e em risco): gênero e sexualidade, corpos dissidentes, negritude, questão indígena, classe, infância, velhice e deficiência.

O evento é idealizado por Natalia Mallo e Gabi Gonçalves e oferece atividades gratuitas ou a preços populares. Das 18 atividades que estão programadas no Risco, três delas são parte integrante do Festival de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que também acontece em dezembro, em São Paulo.

O mote principal do Risco são as subjetividades sociais em risco: gênero e sexualidade, corpos dissidentes, negritude, questão indígena, classe, infância, velhice e deficiência. São diversas expressões artísticas – dança, performance, música, poesia, artes visuais e foto, que se fundem e complementam para provocar uma reflexão sobre a criação artística produzida por todos e para todxs, independente de território, sexualidade e condição social.

11.12 – Encontro de reflexão Risco – Curadoria como Gesto,  no Instituto Tomie Ohtake;

12.12 – Multiartista brasileira Marina Matheus apresenta o show Trava no Teatro do Contêiner;

12.12 – Lançamento do mangá Teen Trans, no MIS, com presença do criador, o artista plástico uruguaio Leho de Sosa;

13.12 – A cantora, compositora, poeta e ativista travesti argentina Susy Shock apresenta na Biblioteca Mario de Andrade o show Canciones Sudakas, misturando música, poesia e canto coletivo;

14.12 – Mariá Portugal e São Yantó,

15.12 – Paula Mirhan e Maria Beraldo (15/12)

16.12 – Os quatro artistas juntos integram o projeto Música Dissidente, no Teatro Décio de Almeida Prado;

15.12 – O encontro Ausência e urgência: os corpos trans e não binários nas artes e na vida, em memória de Matheusa Passareli, no Instituto Tomie Ohtake;

14, 15 e 16.12 O artista, escritor e curador baseado em Londres Andy Field apresenta a performance Look Out –  no Sesc Avenida Paulista.

Mais de Cultura