Top

Andy Serkis sobre Peter Jackson: “aprendi tudo com ele”

Quem conhece os personagens Gollum (Senhor dos Anéis), King Kong e Caeser (Planeta dos Macacos) sabe que cada um deles possui características únicas, como tamanhos e vozes diferentes. E você sabia que eles são interpretados por um único ator? Andy Serkis é o mestre da captura de performance – uma tecnologia que transforma atores em animais ou criaturas místicas. Existe uma roupa com pontos específicos que capturam o movimento e as expressões do rosto do ator, além do mesmo ser filmado em 360º. Com esse material é possível construir o personagem que quiser – como lobos, ursos e tigres. É o que acontece em “Mowgli: Legend Of The Jungle”. 

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM 

O Site RG participou da coletiva de imprensa da Netflix, que reuniu alguns dos maiores atores da indústria nesta segunda-feira (10.12). Andy Serkis é um inglês típico: elegante, extremamente educado e didático. Foi possível ver nos olhos do ator sua paixão pela profissão. Além de atuar como Baloo – melhor amigo de Mowgli – Serkis também dirige o longa. E segundo ele, ser ator ajuda na arte da direção de cinema: “É possível entender cada passo necessário para o ator conseguir um resultado final. É preciso tempo e compreensão, de ambos os lados”. 

Andy Serkis também revelou que existem profissionais da indústria que receiam a captura de performance. Alguns atores afirmam que a tecnologia está roubando o lugar de pessoas que seriam perfeitas para um papel, mas são substituídas por outras, que se transformam pela técnica. Essa nova tecnologia permite, por exemplo, que um ator de 1,50m se torne o King Kong. Ou Benedict Cumberbatch, que se transformou no dragão Smaug, de “O Hobbit”. E a verdade é: “ele só abre uma gama ainda maior de possibilidades para gravar um filme, ou um espetáculo de dança, um show ao vivo, entre outros…”

Peter Jackson foi como um professor para mim”, disse o diretor. Ao trabalhar ao lado do neozelandês na trilogia “O Hobbit”, Andy Serkis afirmou: “aprendi todas as técnicas de filmagens, enquadramento, figurino, atuação, e todas as outras coisas que vocês podem imaginar”.

 Quando questionado sobre Rohan Chand, ator escolhido para interpretar Mowgli, o diretor brincou: “queria dizer que o encontramos no meio de 3 mil crianças, mas a verdade é que ele foi a terceira pessoa entrevistada, tivemos sorte.”

Sobre o filme, Andy Serkis e sua equipe começaram a filmar em  meados de 2012. E algum tempo depois, a Disney anunciou que também produziria o filme. E o inglês não teve dúvida: “não vamos competir. Não vamos apressar esse processo delicado, se não, o resultado não será bom”. Por isso a obra só foi lançada em dezembro deste ano. O diretor também deixou claro que depois de todo processo de filmagens, os efeitos especiais e edição do filme foram minuciosamente editados, para a perfeição.

Já disponível no Netflix, “Mowgli: Legend Of The Jungle” possui uma visão ainda mais sensível, com interações mais reais entre os personagens. É emocionante entender a história do menino perdido, e seu aprendizado na floresta.

Mais de Cultura