Top

Walt Disney: 5 fatos curiosos sobre o criador do Mickey Mouse

Nesta quarta-feira (5), Walt Disney, uma das mentes mais brilhantes do mundo, completaria 117 anos. Criador do Mickey Mouse, que está completando 90 anos, foi um grande produtor, cineasta, diretor e um dos fundadores da The Walt Disney Company. Para comemorar o aniversário de Walt Disney, conheça esses cinco fatos curiosos sobre ele:

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Ele fez a voz do Mickey por quase 20 anos
Quando Mickey falou pela primeira vez em um desenho animado, em 1929, Walt não ficou satisfeito com como o ratinho soava e emprestou sua própria voz para o personagem. O desenho se chamava “The Karnival Kid” e a única frase que Mickey dizia era “Hot dog, hot dog!”. O criador continuou dublando a criatura até 1947, quando disse que estava muito ocupado para continuar fazendo isso.

A Disney criou propagandas para os Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial
Durante a guerra, os empregados de Disney criaram diversos filmes educacionais para agências federais, incluindo uma animação de 1942, chamada “The New Spirit” (algo como “O Novo Espírito”), que encorajava a população americana a pagar seus impostos como uma maneira de apoiar as guerra. O desenho foi exibido em diversas salas de cinema e, até mesmo, recebeu uma indicação ao Oscar.

O estúdio da Disney também criou animações que falavam sobre o treinamento militar e eram exibidas a novos soldados. Em 1943, Walt lançou o curta “Der Fuerher’s Face”, que fazia piada sobre os nazista e era estrelado pelo Pato Donald.

Walt Disney ganhou mais estatuetas do Oscar que qualquer outra pessoa
O cartonista tem o recorde de maior ganhador do Oscar, com 22 estatuetas, e também de pessoa que mais foi nomeada à premiação, já que participou da disputa pelo prêmio 59 vezes. O curta “Flowers and Trees” foi o primeiro a ser premiado, em 1932, na categoria “Melhor Curta-Metragem de Animação”. O produtor ganhou a mesma categoria nas próximas sete edições da premiação da Academia.

Além disso, ele recebeu o “Oscar Honorário” quatro vezes, pela criação do Mickey (também em 1932), por “Branca de Neve e os Sete Anões”, em 1939 (curiosidade: Shirley Temple entregou o prêmio que continha uma estatueta de estatura normal ao lado de outras sete versões miniatura do famoso prêmio, fazendo uma referência ao desenho), por Fantasia, 1942, e pelas suas contribuições na área de design sonoro.

Ele tinha um apartamento exclusivo na Disneyland
O produtor tinha um lugar especial, que ainda existe, acima do posto dos bombeiros, na Disneyland. O apartamento continua intacto e não costuma ficar aberto ao público, mas de vez em quando o parque oferece visitas guiadas para visitantes VIPs. Uma abajur usado por Walt Disney é possível ser vista da janela do lugar e costuma estar acessa, representando que ele sempre está pelo parque.

Walt Disney deixou sua empregada rica
Thelma Howard trabalhou na casa da família Disney por três décadas. Desde 1951, quando foi contratada, se tornou parte da família, por isso, como parte do seu presente de Natal, Disney lhe dava ações de sua empresa. Thelma nunca fez nada com o presente e quando faleceu, em 1994, havia se tornado uma mulher milionária. A empregada deixou aproximadamente US$ 4,5 milhões (mais de R$ 17 milhões) para seu filho e a mesma quantia para crianças necessitadas.

Mais de Cultura