Top

“As Viúvas”: 5 motivos para assistir ao longa estrelado por Viola Davis

O filme “As Viúvas”, que chega aos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (29), conta a história de quatro mulheres que perdem seus maridos em um assalto frustado, cometido pela gangue da qual fazem parte. Com a morte de seu esposo, uma outra gangue cobra de Veronica (Viola Davis) o dinheiro que havia sido roubado e queimado com o acidente que terminou na morte dos quatro bandidos.

Desesperada e sem dinheiro, Veronica decide colocar em ação um dos planos de Harry Rawlins (Liam Neeson), com quem era casada há anos. O marido da personagem de Viola tinha o costume de anotar suas próximas ações em uma agenda, que deixa de herança para a esposa. Ameaçada pelos inimigos de Harry, Veronica intima as outras viúvas a ajudá-la a colocar o último plano do marido em prática.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Com várias cenas de ação e um enredo que te prende até os últimos segundos, “As Viúvas” conquista todo o tipo de público: desde os apaixonados por explosões até os amantes de romance. Veja cinco motivos para assistir ao longa dirigido por Steve McQueen.

1. Viola Davis
Como sempre, a atriz não decepciona os expectadores. Interpretando Veronica, Viola é a protagonista da trama e se destaca nas cenas em que precisa demonstrar a emoção da perda do marido. A maneira como a atriz conseguiu criar uma personagem forte e delicada ao mesmo tempo é incrível: apesar de estar de luto, Veronica veste uma armadura para chefiar as outras mulheres em busca da liberdade do passado de seus maridos.

2. Roteiro de Gillian Flynn
Os apaixonados por livros de suspense sabem que Gillian é mestre em prender seu leitor da primeira à última página e com o roteiro de “As Viúvas” não foi diferente. A escritora de “Garota Exemplar” e “Objetos Cortantes” e Steve McQueen se inspiraram em uma série britânica de 1983 de mesmo nome. Como não podia faltar nas criações de Gillian, uma das melhores partes do filme são os…

3. Plot twists
Quando você acha que entendeu tudo o que está acontecendo, a história vira ao contrário e te deixa sem ar. Ações e decisões dos personagens levaram a sala de cinema a aplaudir, literalmente. Com as mudanças que acontece no decorrer do filme, você fica preso no enredo até as últimas cenas de uma Viola sorridente.

4. Críticas sociais
Uma das tramas da filme mostra a corrida eleitoral pelo cargo de vereador de um distrito pobre de Chicago. A eleição é disputada por Jack Mulligan, que foi criado em uma família de políticos brancos, e Jamal Manning, um homem negro criado na região pela qual concorre. Além de criticar as dificuldades que os negros têm de chegar a cargos do poder, o filme expõe como as relações políticas podem ser sujas.

Outro ponto forte do filme é ver essas mulheres, que viviam a sombra de maridos criminosos e violentos, perceberem que não precisam de homens para se reerguer. Alice Gunner (Elizabeth Debicki) é um exemplo perfeito de mulher que aguenta absurdos do marido por ter sido diminuída sua vida inteira. Apesar de elas ascenderem a partir de um crime, é interessante ver elas descobrindo que não estão presas aos cuidados de outro homem.

5. Figurino de Veronica
Apesar de ser casada há anos com Harry, Veronica mantém os olhos fechados para o trabalho ilicito do marido, apesar de aproveitar do conforto que ele lhe dá. Apesar de trabalhar no sindicato dos professores, o casal se fez rico por causa dos crimes de Harry e, acompanhando o marido, Veronica adota a postura de luxo que lhe é oferecida.

O maior exemplo disso é o figurino usado pela personagem. Viola brilha em vestidos, casacos e suéteres finos, em uma paleta sóbria que transita entre o branco, preto e creme. Os acessórios também chamam a atenção, principalmente os brincos, que ganharam destaque com a decisão (certíssima) de Viola adotar seu cabelo natural para o longa.

Mais de Cultura