Categories: Cultura

Conheça João Doederlein, o @akapoeta

Share

Quem segue o perfil @akapoeta e é apaixonado pelas ressignificações feitas por João Doederlein nem imagina que o poeta começou a publicar em seu blog aos 13 anos, antes de migrar para o Facebook e, finalmente, para o Instagram, onde reúne mais de um milhão de seguidores.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

“Já escrevi diversos tipos de textos diferente. No blog e no Facebook, escrevia prosas maiores e trabalhava com a fotografia de alguns colegas. Tentei formatos menos tradicionais, como pintura com aquarela e escrever em jornal. Como sempre gostei de mexer no Photoshop, criei essa ideia de definições de palavras, em um formato quadrado”, conta João.

Quando o escritor compartilhou o novo trabalho no Facebook e viu que ele foi muito bem recebido, percebeu que este talvez fosse o formato ideal para o Instagram. “Não moldei o novo formato a plataforma. Quando fiz um formato que achava que cabia lá, também fui para ela”, conclui.

Os usuários da rede social amaram a poesia criada por João, principalmente as que falam de amor próprio e ansiedade. O escritor, que foi diagnosticado com o problema psicológico, diz que escrever funciona como uma terapia. “De certa forma, me tira daquele momento desesperado e me acalma, me alivia”, diz João, que confessa que saber que outras pessoas se identificam com seus sentimentos é outro fator que lhe faz se sentir mais forte em meio a uma crise.

“O diferencial é que meus textos não falam mal da sociedade. Eles são uma descrição, uma conversa minha comigo mesmo, um meio de escrever o que eu estava sentindo”, explica.

João também conta que está procurando uma maneira de voltar a se dedicar à prosa. “Gosto muito de escrever sobre algumas personagens minhas, mas parei de postar quando migrei pro Instagram. A ‘Matilda’ e a ‘Isabel’ eram conhecidas na minha página no Facebook. Eu continuo escrevendo, mas estou esperando um momento certo para apresentá-las para um público maior. Não sei dizer qual será a reação do público com a prosa e a ‘contação’ de história”, disse.

O poeta espera conseguir se dedicar mais a esse tipo de texto no futuro e deseja lançar mais livros, até mesmo um romance. Além disso, João quer colocar poemas na rua, literalmente. Depois de criar um mural no Beco do Batman, em São Paulo, e de fazer algumas parcerias com grupos especializados em lambe-lambe, o escritor quer que suas palavras tomem conta da cidade.

Foto: Reprodução/Instagram/@akapoeta
Foto: Divulgação

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024