Top

Obra de Damien Hirst volta a ser exibida após 5 anos encoberta

O centro de saúde da mulher do Hospital de Medicina e Pesquisa Sidra, em Doha, capital do Qatar, voltou a exibir uma série de esculturas públicas controversas de Damien Hirst, “The Miraculous Journey”, depois de elas serem censuradas e ficarem encobertas por cinco anos. As obras retratam um feto em vários estágios de desenvolvimento.

SIGA RG NO INSTAGRAM

As autoridades cobriram as 14 gigantes esculturas  de bronze pouco depois de serem expostas inicialmente em 2013.

A versão oficial para a censura das imagens era que elas estavam sendo protegidas possíveis danos devido a reparos que estavam feitos em prédios. Mas alguns especulam que isso tem a ver com protestos do público sobre a representação gráfica da transformação de um feto desde a concepção – incluindo uma representação em larga escala de um espermatozoide fecundando um óvulo – até um recém-nascido de 46 metros de altura.

O chefe da autoridade dos museus do Qatar, xeque Al Mayassa Hamad bin Khalifa al-Thani, cujo irmão é o emir governante atual, encomendou o trabalho. As estátuas fazem parte de um esforço para aumentar a presença da arte pública em Doha.

Em 2013, o xeque Al Mayassa disse ao “New York Times”  que “ter algo assim é menos ousado do que ter muita nudez. Há um verso no Alcorão sobre o milagre do nascimento. Não é contra nossa cultura ou nossa religião ”.

Mais de Cultura