Top

Arquitetura: Canadá inaugura incrível complexo de biblioteca pública

As empresas de arquitetura Snøhetta e Dialog se uniram para completaram um novo centro de bibliotecas públicas de Calgary, maior cidade da província canadense de Alberta. A Snøhetta, que tem escritórios em todo o mundo, trabalhou no projeto com o estúdio local Dialog, depois de vencer uma disputa em 2013.

Aberta ao público em 1º de novembro, a New Central Library oferece uma casa maior para a coleção de literatura da cidade e mais espaço para eventos.

SIGA RG NO INSTAGRAM

A biblioteca fica em uma área cultural ampla, que inclui teatros, galerias e o Centro Nacional de Música, concluído no ano passado.

A forma do edifício de 22,3 mil metros quadrados lembra o fenômeno climático “chinook” [vento de inverno quente e geralmente seco que afeta o sul de Alberta], o que resulta em formações de nuvens arqueadas e carregadas. Imagine isso feito em madeira!

Essa forma de arco é refletida na parte inferior do prédio e se estende por toda a via pública elevada – proporcionando uma nova conexão entre o centro de Calgary e o bairro em desenvolvimento de East Village.

Revestido com cedro vermelho ocidental, cujo trabalho de arqueamento foi feito a vapor, o arco se vai em múltiplas direções acima da entrada do edifício, que é elevado para acomodar um trilho leve que atravessa o local.

Os trens entram em um túnel abaixo da “proa” do prédio e descem quando passam sob a estrutura. Isso também exigiu uma mudança de nível da entrada da biblioteca para a proa, que é ligada por rampas internas.

Da entrada, os visitantes chegam ao enorme átrio no centro do edifício. O espaço tem uma forma de olho, ou uma canoa – o que seria uma referência às primeiras civilizações do Canadá – e é quase totalmente revestido de ripas de madeira de cicuta. Cobrindo paredes, escadas e balaústres até o teto, o material ajuda a controlar a acústica no pátio.

 

Mais de Cultura