Cultura

Por Marcela Palhão 31.10.2018

Japan House recebe mostra de Kunihiko Morinaga sobre moda

A partir do dia 6 de novembro, o segundo andar da Japan House, em São Paulo, vai ficar mais fashionista do que nunca. O centro cultural vai abrigar a exposição “A Light Un Light”, do designer Kunihiko Morinaga, fundador da marca Anrealge, que faz uma reflexão sobre a moda do futuro.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

A mostra vai apresentar itens criados por Morinaga que costumam surpreender o público pela inovação, ao combinar alta tecnologia e inspirações em elementos simples ou pequenos detalhes. O estilista se inspira em inovações industriais e baseia-se em qualidade técnica para desenvolver peças que fogem da silhueta padrão, introduzem novos formatos e valorizam conceitos tecnológicos.

Com a proposta de reavaliar como a moda do futuro é vista, vestida e pensada, a exposição destaca peças de seis coleções da Anrealage desfiladas em Paris: Shadow, Light (ambas de 2015), Reflect (2016), Prism, Power (ambas de 2018) e Clear (2019).

As linhas escolhidas permitem que o público veja de perto uma retrospectiva da marca e roupas com a temática da luz, que revelam novos meios de utilizar materiais e empregar outras técnicas, como ilusão de ótica, e novas tecnologias de tecidos fotossensíveis. Em suas últimas coleções, o designer trabalhou com inovações como corante fotocrômico, retro reflexão e realidade aumentada.

“No mercado da moda, a luz é considerada um detrimento à roupa; é a causa de descoloração e deterioração. Para esse projeto, investiguei minuciosamente a mistura entre a luz e o tecido. Como resultado, vi a valorização do design e a beleza fenomenal que existe entre os dois”, conta Morinaga, que é fascinado pelo elemento do brilho.

Além de uma exibição, “A Light Un Light” é um convite para abordar uma nova percepção da realidade. Até mesmo o nome da marca, uma combinação dos termos “unreal” e “age” (“irreal” e “idade”, em inglês), o designer convida o público a reinterpretar o conceito de inovação.

“Observamos uma moda de extrema sofisticação técnica e estética, permeada pela delicadeza e perfeição tipicamente japonesa. Simultaneamente, percebemos como os avanços tecnológicos são incorporados em cada coleção, gerando peças extremamente arrojadas e originais, porém perfeitamente utilizáveis”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House.

“A Light Un Light” fica aberta ao público entre 6 de novembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019. Além disso, a Japan House vai realizar uma palestra com o designer no dia da abertura da amostra, às 19h. A entrada é gratuita e os interessados devem retirar senhas na recepção do centro cultural uma hora antes da apresentação.

  • "A Light Un Light", de Kunihiko Morinaga Foto: Divulgação
  • "A Light Un Light", de Kunihiko Morinaga Foto: Divulgação
  • "A Light Un Light", de Kunihiko Morinaga Foto: Divulgação
  • "A Light Un Light", de Kunihiko Morinaga Foto: Divulgação
  • "A Light Un Light", de Kunihiko Morinaga Foto: Divulgação
  • "A Light Un Light", de Kunihiko Morinaga Foto: Divulgação
6