Top

Museu do Met libera 406 mil imagens de arte ao público

Como parte de sua missão de tornar a arte o mais acessível possível, o Met (Metropolitan Museum of Art) anunciou a abertura para o público, via acesso digital, de mais de 406 mil imagens de arte. A liberação é uma continuidade da expansão de acesso público a obras iniciada em 2017.

A novidade foi anunciada em um comunicado feito pelo diretor do Met, Max Hollein. “A nova Met Collection API permite ainda ao museu conectar seus vastos recursos com nosso público em escala global, o que é absolutamente fundamental para nossa missão como museu enciclopédico no século 21.”

SIGA RG NO INSTAGRAM

A Met Collection API permitirá que qualquer pessoa acesse mais de 406 mil imagens digitais, assim como de 205 mil objetos de sua vasta coleção.

Isso significa que todos poderão usar essas imagens captadas no site do Met de forma livre, já que o uso será irrestrito sob uma licença Creative Commons Zero [ou seja, qualquer um pode pode copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem pedir permissão].

O diretor-chefe da área digital do Met, Loic Tallon, disse que a medida disponibilizará “5.000 anos de história” online”.

Para dar o pontapé inicial, o museu fez uma parceria com o Google para integrar o arquivo digital do Met à popular aplicação Arts & Culture da gigante de tecnologia.

 

 

Mais de Cultura