Top

Exposição na Casa de Vidro marca os 50 anos do Masp

“O Masp de Lina, croquis de processo, 50 anos do edifício na Avenida Paulista”. Este é o título da exposição que abre no próximo dia 1º de novembro, mês de inauguração do museu em 1968 e que reúne desenhos feitos à mão, além de imagens e documentos que revelam o processo criativo de Lina Bo Bardi – do pensamento à obra construída.

A exposição integra a série acervo aberto do Instituto Bardi/Casa de Vidro, criada em setembro de 2017, com a proposta de revelar aspectos pouco conhecidos do universo que envolve a residência e o legado do casal Lina Bo e P. M. Bardi, cofundador do Masp (Museu de Arte de São Paulo).

“Como todo projeto arquitetônico, a versão construída é uma evolução de ideias. O edifício teve diversas versões antes de se materializar. Os desenhos preliminares da Lina mostram o volume principal como um grande prisma de fachadas em concreto, diferente do que foi construído; da mesma forma a escada ao ar livre aparece como um helicoide nos croquis dos anos 50”, explica Sol Camacho, diretora cultural do Instituto Bardi e curadora da exposição.

A mostra é uma oportunidade única para conhecer documentos e informações do acervo raramente compartilhadas com o público. Além dos croquis, o salão principal da Casa de Vidro apresenta ainda maquetes inéditas, fotografias e cartas originais relacionadas ao projeto de um dos mais importantes museus do mundo.

“O Masp de Lina, croquis de processo, 50 anos do edifício na Avenida Paulista”
De 1º a 17 de novembro de 2018; às 10h, 11h30, 14h e 15h30.
Casa de Vidro – Rua General Almerio de Moura 200, Morumbi, São Paulo, SP.

 

Mais de Cultura