Top

Nudes masculinos de Egon Schiele seriam modelos gays reais

Uma  descoberta aposta que que os nus masculinos de Egon Schiele (1890-1918), feitos em 1910 e conhecidos como “Homens Vermelhos“, não são, como há muito se supunha, autorretratos. Em vez disso, eles provavelmente descrevem os amigos gays do artista.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Jane Kallir, autora do catálogo do artista e codiretora da Galerie St. Etienne, de Nova York, considera que Schiele pode ter intencionalmente protegido a identidade desses homens porque a homossexualidade era ilegal em Viena, na Áustria, no início do século 20. Schiele viveu em uma sociedade onde “todo o conceito de qualquer tipo de impulso homoerótico foi totalmente suprimido”, disse Jane ao site “Artnet News”. “É apenas algo que ninguém seria capaz de demonstrar abertamente de qualquer maneira.”

Ela chegou a suspeitar que Schiele não era o sujeito de seus “Homens Vermelhos”. “Dadas as poses e as posições de trás e de cima, em diferentes tipos de contorções distorcidas, não há como ele pintar ou desenhar ao mesmo tempo em que teria sido modelo para essas obras”, disse.

Mais de Cultura