Top

Banksy nega que casa de leilão está envolvida na autodestruição de sua obra

O mundo da arte ficou chocado quando uma obra de Banksy se autodestruiu logo depois de ser arrematado por R$ 1,4 milhão (mais de R$ 5 milhões), em um leilão feito pela Sotheby’s, no último dia 5 de outubro. Agora, o artista decidiu se pronunciar, negando que a casa de leilão estivesse envolvida ou até mesmo soubesse sobre o seu plano.

Com um triturador acoplado na moldura do quadro, assim que o martelo foi batido, “Girl with Balloon” foi picotado, tendo apenas metade da obra preservada. Depois da intervenção artística, que causou reações engraçadas aos presentes no leilão, a obra foi renomeada como “Love Is In The Bin”.

https://www.instagram.com/p/BomXijJhArX/?taken-by=banksy

Um representante de Banksy decidiu comentar o boato que circula na internet de que a Sotheby’s estava ciente da intervenção artística. “Posso categoricamente afirmar que não houve nenhuma conspiração entre o artista e a casa de leilão, de nenhuma maneira”, afirmou ao site NME.

“A obra tinha 27 interessados confirmados aquela noite. Uma casa de leilão respeitável jamais encorajaria seus clientes valiosos a darem lances em algo que seria destruído com seu concentimento. Sua credibilidade jamais seria recuperada”, disse o representante, que contou que o artista ficou até mesmo surpreso que a pintura passou pelo sistema de segurança da Sotheby’s.

A própria casa de leilão negou estar envolvida com a história e disse que não tinha conhecimento dos planos de Banksy. “Achamos que nosso leiloeiro e presidente Oliver Barker descreveu da melhor forma aquela noite de sexta-feira: ‘um momento brilhante de Banksy'”, disse o pronunciamento da Sotheby’s ao mesmo site.

A compradora da obra confirmou que ainda vai ficar com ela, que recebeu um certificado de autenticidade da Pest Control, equipe de Banksy. “Quando bateram o martelo semana passada e a obra foi triturada, primeiro fiquei chocada, mas, gradualmente, comecei a perceber que  teria um pedaço da história da arte”, afirmou a felizarda, que não foi identificada.

Mais de Cultura