Top

SP recebe primeira e maior exposição do chinês Ai Weiwei

A exposição “Ai Wewei Raiz”, que o artista chinês Ai Weiwei apresenta em São Paulo a partir do dia 20 de outubro, é a primeira que faz no Brasil e a maior já feita em toda sua carreira. As obras que o chinês mostra aqui somam 8.000 metros quadrados e reúnem tanto peças clássicas de seu trabalho como inéditas, resultado de uma imersão que ele fez no Brasil.

SIGA RG NO INSTAGRAM

Ativista preocupado e envolvido com causas sociais, como a crise mundial de imigração, Weiwei é considerado um dos principais nomes da cena da arte contemporânea mundial. Nesta sexta-feira (12.10), Weiwei montou no lago do Parque Ibirapuera uma gigantesca estrutura de bonecos que representam imigrantes em uma embarcação tentando chegar em outro país e reconstruir suas vidas.

https://www.instagram.com/p/Bo1yieWlI6K/?taken-by=aiww

Alguns de seus trabalhos mais conhecidos são grandes instalações que muitas vezes projetam o mundo contemporâneo e os modos tradicionais chineses de pensamento e produção, como a obra “Doping a Han Dynasty Urn” (“Deixando Cair Uma Urna da Dinastia Han”), um trabalho que mostra o jovem artista derrubando intencionalmente uma urna cerimonial de cerca de 2.000 anos, da Dinastia Han, período da história da civilização chinesa. A ação subversiva e transformadora foi captada e transformada em três imagens que vêm sendo expostas em mostras por todo o mundo. No Brasil, essa obra vem em peças de Lego.

A imersão de Weiwei pelo Brasil contou com a consultoria da designer Paula Dib, que ajudou a colocá-lo em contato com comunidades, artesãos, manifestações culturais e recursos regionais até então desconhecidos por ele, resultando em trabalhos inéditos, feitos com madeira, sementes, raízes, tecidos e couro. Ele se propôs a desvendar e absorver a cultura local e a moldar objetos que representam a biodiversidade, a paisagem humana e a criatividade brasileira.

“Ai Weiwei Raiz”
De 20 de outubro a 20 de janeiro de 2019.
Oca – Avenida Pedro Álvares Cabral, sem n°, Parque Ibirapuera, São Paulo, SP.

 

Mais de Cultura