Top

Reino Unido cria placa que condecora animais de estimação

Por mais de 150 anos, pessoas célebres foram homenageadas com placas no Reino Unido, agora é a vez dos animais de estimação. A nova placa comemorativa, lançada em setembro deste ano, reconhecerá animais notáveis.

Atualmente, existem mais de 20 placas no país, e as pessoas podem indicar seus animais de estimação para receber essa condecoração por meio do site da TrustedHousesitters. As placas verdes são colocadas na porta das casas para que sejam facilmente identificadas.

O Pet Plaques é o primeiro esquema de placas dedicado a animais. Gravada com o nomes e história de cada um deles, as placas verdes homenageiam tanto animais vivos como os que já se foram.

Entre os que já receberam a placa, há o gato Smudge, que protegeu seu dono, Ethan, quando alguns valentões tentaram atacá-lo. Em um instinto de proteção, ele pulou sobre os agressores do menino, afastando-os. A cena foi gravada por câmeras de segurança.

Outra condecorada é a cadela akita Flora, cujo dono, Robert, foi diagnosticado com síncope cardíaca. A condição causa perda temporária de consciência e pode, consequentemente, levar a situações quase fatais. Para a sorte de Robert, Flora desenvolveu um “senso de vida”, que prevê quando seu dono terá um apagão.

Tink foi coroada como Gata do Ano, em 2017, após salvar seus donos, Claire e Russell, quando pulou sobre a cama deles e os alertou para um incêndio que ocorria na casa. A ação de Tink evitou uma tragédia, tanto o casal como seus dois filhos saíram do local a tempo.

Já o pug Alfie recebeu a placa porque desde 2014 tem alegrado a vida de crianças hospitalizadas. Usando uma capinha de cuidador, Alfie viaja pelo Reino Unido com sua dona, Suzy, para tornar o dia dessas crianças mais felizes.

Abandonada por seus donos, coberta de óleo de motor e sofrendo com uma infecção bacteriana agonizante, a cabra Diesel foi resgatada pela RSPCA [maior instituição beneficente de bem-estar animal no Reino Unido], antes de encontrar um lar no Buttercup Sanctuary for Goats [santuário para cabras]. Depois de vários meses passando por tratamento contínuo, Diesel recuperou-se completamente e agora gasta seu tempo como “hostess” para os convidados do santuário.

Mais de Cultura