Top

NY: meca do grafite ganha nova base

Cinco anos após serem apagados, os grafites – a arte que dá vida a ruas e lugares urbanos – conhecidos como 5Pointz, em Nova York, passam a ganhar novas cores. Toda a arte criada foi destruída com tinta branca na calada da noite, e matou 12 anos de pura arte. Mas os artistas se reuniram para criar o Museu de Arte de Rua de 21 andares, em uma escadaria no novo hotel CitizenM, em Manhattan.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Marie Cecile Flageul, porta-voz de longa data e defensora dos artistas da 5Pointz, selecionou 20 artistas para que criassem novos trabalhos para o hotel.

Os artistas têm entre 25 e 65 anos e são de de sete países diferentes, embora todas as obras prestam homenagem ao Lower East Side. Flaguel atribuiu a cada um deles um tópico e um andar na escadaria, obra batizada de  “Uma Carta de Amor Vertical para o Bowery”. Há retratos de moradores famosos, como RuPaul, Lou Reed, Rosario Dawson e Allen.

O hotel, inaugurado na semana passada, também se uniu à New Inc., uma incubadora de artes no New Museum, para encomendar arte para seus quartos. Em junho, enquanto o prédio ainda estava em construção, a ativista e fotógrafa Christelle de Castro iluminou cada uma das suas 180 janelas e as transformou em molduras cheias de retratos de moradores do bairro e figuras culturais, incluindo a vice-diretora da New Inc., Karen Wong. Colunista do Village Voice, Michael Musto.

Os visitantes do museu, que é gratuito, só precisam fazer o check-in na recepção e, em seguida, pegar o elevador até o 20º andar. Se vai a Nova York em outubro, não perca essa oportunidade.

Mais de Cultura