Top

Warner Bros e HBO dão grande passo para garantir diversidade em produções

Depois do discurso de aceitação do Oscar de Melhor Atriz de Frances McDormand, em março deste ano, uma expressão entrou para as discussões de Hollywood: “inclusion rider”. O termo se refere a grandes atores que querem garantir que a indústria cinematográfica se torne mais diversa, e eles fazem isso aceitando apenas trabalhos que garantam uma alta quantidade de diversidade no set, tanto na frente quanto atrás das câmeras.

Porém, algumas companhias deixaram de trabalhar com esses tais “inclusion riders”, a fim de se esquivarem desse comprometimento. Esse não é o caso da Warner Bros e de suas empresas-irmãs – HBO e Turner. Em comunicado na última quarta-feira (5), a companhia anunciou uma nova política de produção “que reflita o mundo que nós vivemos”.

“Juntos a outras companhias, emissoras e agência de talentos, vamos garantir que haja uma maior inclusão de mulheres, negros, [pessoas] da comunidade LGBT+, deficientes físicos e outros grupos que não costumam ser representados, na frente e atrás das câmeras”, diz a declaração.

O primeiro filme sob as novas regras da empresa será a produção “Just Mercy”, do ator Michael B. Jordan. “Inclusão sempre foi importante para mim, como um homem negro no mundo empresarial”, disse Jordan em post em seu perfil no Instagram. “Mas foi só quando Frances McDormand falou sobre ‘inclusion rider’ no Oscar e colocou fogo na industria que eu percebi que posso ser agente nesta mudança. Isso me impulsionou a criar a minha agência de produção, a Outlier Society”.

https://www.instagram.com/p/BnWnE86nihK/

Enquanto não existem passos específicos nessa nova política, a Warner Media disse para o jornal “LA Times” que irá trabalhar com escritores, diretores e produtores logo nos primeiros estágios do projeto, “para criar um plano que implemente esse comprometimento com diversidade e inclusão nos projetos, com o objetivo de prover oportunidades para grupos não representados em todos os níveis”.

Nos últimos anos, diversidade tem sido um debate tão grande em Hollywood, que filmes como “Pantera Negra”, “Crazy Rich Asians” e séries como “Orange is the New Black”, “Insecure” e “Atlanta” são grandes sucessos também por conta de seus castings inclusivos, mostrando que é isso o que público procura hoje em dia.

Mais de Cultura