Top

Novo documentário da HBO questiona preços exorbitantes do mundo da arte

O mundo das artes pode ser palco de grandes discussões políticas e engajamento social, mas também existe uma enorme parcela do meio que é mais preocupada em pagar preços exorbitantes por peças renomadas do que se envolver em qualquer tipo de conversa. Kris Jenner é um desses nomes, lembrando que, recentemente, sua filha Khloe Kardashian revelou [sem querer]  que o exemplar Jeff Koons do escritório da socialite não é original.

O novo documentário da HBO, chamado “The price of Everything”, questiona o valor de peças de arte por diferentes olhares. Principalmente, a premissa de que muitos são excluídos desse mundo por acreditar que ele é apenas para a elite – apesar de não ser o caso.

“É muito importante que a boa arte seja muito cara”, diz um dos condutores de um leilão filmado pelo documentário. Em contrapartida, o pintor Larry Poons indaga: “Eles querem que nós acreditemos que o melhor artista é o mais caro, mas como isso pode ser verdade?”.

Arte e dinheiro estão interligados, não há como negar. Mas isso é motivo o suficiente para marginalizar artistas de diferentes backgrounds? Como garantir que eles tenham espaço no atual contexto? Para tentar responder, apenas dando play no longa. Veja o trailer abaixo:

Mais de Cultura