Top

“Yellow”: diretor de cinema faz carta implorando por música de Coldplay

O filme “Podres de Ricos” estreou nesta sexta-feira (17) nos Estados Unidos e está sendo um sucesso de bilheteria. Mas a história de Rachel Chu (Costance Wu) e da descoberta que seu namorado, Nick Young (Henry Golding) é milionário e o solteiro mais cobiçado de Singapura pode ter sido ofuscada por um história dos bastidores.

O diretor Jon M. Chu sabia exatamente qual canção queria que embalasse o fim do filme: “Yellow”, do Coldplay. A música era perfeita para criar o mood emocionante das últimas cenas e terminar o longa com a declaração que ele merecia, já que é a primeira produção da “Warner Bros.” em 25 anos a ter um elenco totalmente asiático.

Num primeiro momento, a produtora ficou preocupada com a escolha da música, já que “amarelo” (tradução de “yellow”) é usado como um esteriótipo racista, mas esse era o motivo que levou Chu a escolhe-la. “Este termo será nosso. Se nós vamos ser chamados de amarelo, vamos fazer isso ser lindo”, disse o diretor à revista “The Hollywood Reporter”.

Provavelmente com medo de serem criticados por apropriação cultural, Coldplay negou o pedido de uso da música. Foi então que o diretor decidiu escrever uma carta a Chris Martin, Guy Berryman, Jonny Buckland and Will Champion, membros da banda.

“[A palavra ‘amarelo’] sempre teve uma conotação negativa para mim… até eu ouvir sua música”, dizia a carta que fez a banda mudar de ideia. Não se sabe com certeza se esse foi o motivo, mas no dia seguinte ao envio, Coldplay autorizou o uso da música.

Chu aproveitou para contar sua ligação com a canção: “Me lembro de assistir o clipe pela primeira vez na faculdade. A cena com o nascer do sol foi de tirar o folego, tanto para meu lado cineasta, quanto meu lado amante de música. Ela imediatamente se tornou um hino para mim e meus amigos, e nos deu um novo sentimento de orgulho que nunca sentimos antes”.

Veja a carta na íntegra na galeria.

Mais de Cultura