Top

Stanley Kubrick: cinco baphos das obras do cineasta

Foto: Reprodução/IMDB

(Foto: Reprodução/IMDB)

Stanley Kubrick é um ícone do cinema. Seus filmes impactantes, todos conhecemos: “2001: Uma Odisséia no Espaço“, “O Iluminado“, “Lolita“, “De Olhos Bem Fechados“, entre outros sucessos. Nesta quinta-feira, Kubrick faria 90 anos, e separamos algumas curiosidades sobre as obras do diretor. Conversamos com o produtor de cinema Tiago Poletto, que entregou os baphos das obras do cineasta. Veja a seguir:

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

(Foto: Reprodução/IMDB)

(Foto: Reprodução/IMDB)

2001: Uma Odisséia no Espaço

O filme “2001: Uma Odisséia no Espaço” até hoje é aclamado pela sétima arte. Inspiração e base para qualquer profissional do cinema, a visão que o diretor teve do futuro, naquela época, foi impressionante. E para o nosso espanto, na cena em que os personagens principais estão na espaçonave, que é circular, um deles está literalmente grudado no teto, de ponta-cabeça.

(Foto: Reprodução/IMDB)

(Foto: Reprodução/IMDB)

O Iluminado

O terror e suspense “O Iluminado” arrepia os telespectadores. Todos envolvidos na obra ficaram isolados na neve por seis meses para as gravações do filme. E não ache que os atores saíram sãos da produção: Shelley Duvall, que interpretou Wendy Torrance, mulher de Jack Torrance (Nicholson), jurou nunca mais passar pela experiência de isolamento. A atriz ficou traumatizada! E Kubrick não era fácil: o diretor mudava o roteiro no set de filmagens o tempo todo.

(Foto: Reprodução/IMDB)

(Foto: Reprodução/IMDB)

Barry Lyndon

Produção mais com olhar para a moda, Barry Lyndon é um filme de época que emociona pelo figurino. E o cineasta mandou construir uma lente motorizada para fazer os zooms. Assim, cada detalhe é preciso no filme.

(Foto: Reprodução/IMDB)

(Foto: Reprodução/IMDB)

Laranja Mecânica

O polêmico “Laranja Mecânica” incomada o público com suas cenas de tortura. Quando lançado em 1971, o filme causou tanto que no Reuno Unido, o filme foi apontado por incentivar a violência. Kubrick então proibiu a exibição em 1973, e o filme só passou a rodar em 1999, após sua morte. E Alex, interpretado por Malcolm McDowell, arranhou a córnea e ficou temporariamente cego. Isso que é amor a profissão!

(Foto: Reprodução/IMDB)

(Foto: Reprodução/IMDB)

De Olhos Bem Fechados
Último filme do cineasta, “De Olhos Bem Fechados” concluiu os trabalhos após a morte de Kubrick, em setembro de 1999. O diretor não chegou a ver o corte final do filme. E o cenário de Nova York foi inteiro construído na Inglaterra. Bapho!

Mais de Cultura