Top

Além de Sabrina, outra japinha está brilhando na TV: Jacqueline Sato

Quem vê Jacqueline Sato na novela das 18h, da Rede Globo, não imagina o ano atarefado que a atriz está tendo. Além de viver Mariko, em  “Orgulho e Paixão”, ela conseguiu o seu primeiro papel como protagonista na série “Desencontros”, que estreou nesta segunda (23), no canal Sony. Ela também está no filme “Talvez Uma História de Amor”, que entrou nos cinemas neste mês.

“Foi uma delícia conciliar estes trabalhos”, disse a atriz em um papo exclusivo com RG. “Quero cada vez mais poder transitar entre os formatos em que uma atriz pode trabalhar”. Esta é a teceira novela global de Jacqueline. A atriz esteve presente em “Além do Horizonte”, em 2013, e na trama “Sol Nascente”, onde deu vida à personagem Yumi, em 2016. Agora, volta à  emissora com a personagem Mariko, na produção de época. “É uma mulher à frente do seu tempo, uma das poucas mulheres na medicina, que era (a trama se passa em 1910) uma profissão majoritariamente masculina”, explica a atriz.

No seriado “Desencontros”, Jacqueline protagoniza dois episódios e, em um, ela contracena com o ator Duda Nagle (namorado e futuro pai da filha de Sabrina Sato). Sua personagem é par romântico do ator Victor Mendes. Sobre sua estreia como personagem principal, ela conta: “É uma responsabilidade sem igual. Mas também de um prazer sem comparação. Ainda assim, a dedicação e o comprometimento são os mesmos, seja para uma personagem grande ou pequena”, explica. “O que muda são a quantidade de cenas e possibilidades a serem criadas.”

Apesar da semelhança nos traços orientais e do sobrenome, Jacqueline não é parente de Sabrina, mas também é uma das poucas nipônicas na televisão brasileira. “Creio que a questão da importância da diversidade passou a ser ouvida com mais atenção”, contou a atriz, que é otimista com o cenário da representação atual. Ela diz acreditar que a melhor forma de conquistar o seu espaço, saindo do padrão ocidental de beleza, é com um bom trabalho: “Por isso esta minha obsessão por estudar e me aperfeiçoar mais e mais”, disse.  “Espero que as próximas gerações tenham muito mais chances. Eu, por aqui, seguirei em frente.”

Veja fotos do ensaio exclusivo de Jacqueline Sato para RG.

Mais de Cultura