Top

Por que você deve assistir “Atlanta”, série que lidera as indicações ao Emmy 2018 na categoria comédia

Nesta quinta-feira (12.07), saiu a lista de indicados ao “Emmy 2018” e a série Atlanta foi uma das mais indicadas, liderando na categoria “comédia”, com 16 indicações. O Site RG explica por que você deve assistir à série.

SIGA O SITE RG NO INSTAGRAM

Criada e estrelada por Donald Glover, também conhecido por sua persona musical Childish Gambino, Atlanta é uma série leve e divertida, mas pungente em suas críticas sociais. A trama aborda a vida de jovens negros buscando o sucesso através do rap na cidade de Atlanta, que é conhecida como a “meca dos negros” e berço do ativista Martin Luther King.

O personagem de Donald na série, Earn, atua como empresário do primo Paper Boi e, ao longo dos episódios, os dois se metem em várias ciladas, como brigas de rua que acabam em prisão e jantares que saem mais caros do que o esperado, levando Earn ao desespero por não conseguir pagar a conta. A série conta ainda com Darius, que é uma espécie de terceiro mosqueteiro, e Vanessa, namorada de Earn.

Em um dos episódios mais interessantes da série, o casal, que às vezes precisa  fingir ter um relacionamento estável, visita a casa de milionários em uma celebração do “Juneteenth”; para comemorar a Proclamação de Emancipação de Escravos, negros da elite se reúnem em uma mansão para fazer contatos e falar de negócios. Earn estudou em Princeton, se expressa bem e sabe circular nesses ambientes, mas, eventualmente, ele não aguenta mais o mundo de aparências e surta. Earn acaba expondo a hipocrisia daquilo tudo e mostrando que, embora seja estudado, ele não precisa negar suas origens do gueto. Esse contraste, aliás, acaba sendo o eixo da trama, que mistura comédia e drama, cultura e marginalidade, sucesso e fracasso.

Atlanta tem uma linguagem familiar aos fãs de rap e cultura negra, com muitas gírias e referências da cultura “millennial”, sempre com um toque debochado e críticas sociais precisas. A série explora ainda algumas situações surreais, como no episódio em que Justin Bieber é um jovem cantor do pop – negro!

Na segunda temporada – que ainda não está disponível na Netflix, então vamos evitar spoiler- os personagens continuam passando perrengue e buscando vencer na vida, que é sempre mais difícil quando se é negro, mas a season finale mostra que é possível e deixa um tom de esperança para o espectador. Isso tudo tem um significado especial em 2018, quando, cada vez mais, a representatividade vem sendo reivindicada em todas as esferas.

Mais de Cultura