Top

Mais de 100 mil fotos nunca antes vistas de Andy Warhol se tornarão públicas

Milhares de fotos inéditas tiradas por Andy Warhol irão ser divulgadas ainda neste ano. A Stanford University adquiriu 3600 filmes do artista, que possuem cerca de 130 mil fotos nunca divulgadas, incluindo cliques de momentos íntimos de Warhol com amigos e amantes.

Como parte da iniciativa Contact Warhol Project, a universidade irá digitalizar e divulgar as imagens online. Tiradas entre 1976 até a data da sua morte, em 1987, as fotos são registros da vida privada do artista, com personagens que se tornaram famosos na cena underground de Nova York nos anos 1980.

Entre os cliques de famosos, o escritor Truman Capote aparece deitado em um sofá, Jean-Michel Basquiat posa para um retrato e Debby Harry é mostrada socializando em uma festa. Centenas de cliques documentam o romance de Warhol com o seu último namorado, Jon Gould. Celebridades como Michael Jackson, John Lennon e Liza Minelli também fazem parte das imagens.

De acordo com o levantamento de dados, Warhol imprimiu apenas 17% das fotos que ele bateu em sua vida. Estes registros mostram a obsessão do artista em documentar tudo que estava ao seu redor, desde festas com amigos famosos até mesmo sinais pelas ruas.

“Ele tirava pelo menos um rolo de filme por dia, às vezes mais”, explica a professora de arte Peggy Phelan, que lidera o projeto. “Ele previu a forma com que  lidamos com fotos hoje, com os nossos celulares, mas sempre à frente do seu tempo. Possuía o hábito que nós adquirimos de documentar a nossa vida, mas desde 1976”.

Fãs do artista e curiosos não precisarão esperar por muito tempo para conferir estas imagens. Uma seleção de fotos nunca antes vistas serão exibidas no centro de artes da Stanford University em setembro e um livro sobre o projeto será publicado no Reino Unido em novembro. A biblioteca digital estará disponível online antes do fim de 2018.

Mais de Cultura