Top

Van Damme dá show de machismo em programa francês

Infelizmente, não é só no Brasil que mulheres na política sofrem com a maneira como são abordadas em entrevistas. Assim como aconteceu com a pré-candidata à presidência do Brasil Manuela D’Ávila no programa Roda Viva, Marlène Schiappa, ministra da igualdade de gênero da França, foi bombardeada por Jean-Claude Van Damme em um programa francês.

Durante o programa On N’est Pas Couché, Schiappa respondia às perguntas de diversos convidados, entre eles o ator, conhecido por filmes como “Street Fighter – A Batalha Final” e “Morte Súbita”.

Diversas vezes, Van Damme interrompe a ministra durante sua fala, em uma delas, Schiappa até mesmo o acusa de mansplaining, quando um homem insiste em explicar algo a uma mulher, independente de sua relação com o tema, de forma paternalista e condescendente.

O ator afirmou que o papel da mulher em uma família é cuidar dos filhos, enquanto o homem vai trabalhar para trazer dinheiro para casa. “De acordo com sua teoria, se um homem casa com outro homem ou uma mulher casa com uma mulher, quem deve trabalhar?”, Schiappa questionou.

“Homens se casam com outros homens? Homens se casam, mulheres se casam, cachorros se casam… Todos estão se casando e todos estão se divorciando”, respondeu Van Damme.

Ao perceber que o público e outros participantes do programa levaram o comentário como uma piada, Schiappa alfinetou o ator ao dizer que não achava aquilo engraçado. “Hoje é o dia da Parada do Orgulho LGBT, onde pessoas marcham para defender seus direitos. Esse comentário me choca. Há pessoas que apanham e são insultadas porque são homossexuais. Precisamos apoiá-los ao invés de ridicularizá-los dizendo que são como cachorros”, afirmou a ministra.

Depois da crítica, Van Damme tentou se defender dizendo ter “um monte de amigos gays”. “Se eles querem se casar, tudo bem”, tangenciou o ator.

O canal francês LCI afirmou que, depois da apresentação do programa, o Conselho Superior de Audiovisual, organização que cuida dos padrões de transmissão da França, recebeu mais de 20 denúncias de telespectadores relacionadas à partipação de Van Damme.

 

Mais de Cultura