Top

Dez filmes inspirados em músicas

Algumas músicas são verdadeiros roteiros – criam personagens fortes e contam suas histórias com começo, meio e fim em poucos minutos. É o caso de “Eduardo e Mônica”, música gravada por Legião Urbana em 1986 cuja adaptação para as telonas foi confirmada recentemente.

O filme só deve chegar aos cinemas em 2019, mas preparamos uma lista com outros 9 hits que se transformaram em longa para deixar sua sessão de cinema mais musical. Confira!

Straight Outta Compton: A História do NWA (2015)
O filme (como o próprio nome diz) narra a trajetória do grupo de rap que fez sucesso nos Estados Unidos na década de 1990 e tem o filho de Ice Cube, que era membro do NWA, no papel do pai! Com direção de F. Gary Grey.

Faroeste Caboclo (2013)
O longa inspirado na canção de quase 10 minutos de Legião Urbana chegou aos cinemas com Fabrício Boliveira no papel do aventureiro João de Santo Cristo e Ísis Valverde na pele de Maria Lúcia. A montagem foi um sucesso – prova disso é que o diretor René Sampaio foi escalado para repetir a dose em “Eduardo e Mônica”.

O Abismo Prateado (2013)
Mais um exemplo de música brasileira que chegou às telonas, “Olhos nos Olhos” é de autoria de Chico Buarque e teve apenas as primeiras estrofes adaptadas para contar a história da personagem Violeta, interpretada por Alessandra Negrini.

Bad Romance (2011)
Acredite se quiser, mas uma das canções mais famosas de Lady Gaga virou filme. Nunca ouviu falar? A produção é criação da China, foi dirigida por François Chang e teve pouca distribuição no Ocidente. No cinema, a música embala a história de sete pessoas solitárias que enfrentam diferentes situações amorosas.

O menino da porteira (2009)
A história triste, porém clássica, do sertanejo brasileiro, saiu da voz de Sérgio Reis em 1976 e chegou aos cinemas em 2009, com o cantor Daniel no papel do boiadeiro que conta a história.

Jolene: A life (2008)
A música “Jolene” ganhou destaque recentemente na voz dos White Stripes, mas é de autoria de Dolly Parton e virou filme há 10 anos com Jessica Chastain no papel da protagonista que dá nome ao filme e à canção.

The Indian Runner (1991)
Sob direção de ninguém menos que Sean Penn, o filme foi inspirado na música “Highway Patrolman”,de autoria de outra grande lenda: Bruce Springsteen. Tanto canção quanto longa contam a história de um veterano da guerra do Vietnam que tenta reconstruir a vida com a ajuda do irmão mais novo.

A Ponte do Desejo (1976)
A canção “Ode to Billie Joe”, de Bobbie Gentry, narra com detalhes o suicídio do protagonista Joe, mas não deixa claro os motivos que o levaram à morte. Reza a lenda que, na hora de montar o roteiro do filme, o cineasta Herman Raucher procurou o compositor da música para entender melhor a situação. O resultado? Só assistindo o filme pra saber.

Harper Valley PTA (1968)
Uma mãe para lá de moderna que se destaca entre os moradores conservadores de uma cidade de interior é a personagem principal tanto do filme, quanto da música apresentada dez anos antes por Jeannie C. Riley. No papel da protagonista, a atriz Barbara Eden.

Mais de Cultura