Top

Plataformas de streaming se tornam principal fonte de receita da indústria musical

Pela primeira vez na história, músicas no formato digital superaram as vendas de formatos físicos na indústria musical. O feito foi puxado pelo desempenho de plataformas de streaming como o Spotify e Apple Music, que tornaram-se a principal fonte de receitas do mercado.

De acordo com o relatório Global Music Report 2018, produzido pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), as receitas oriundas dos serviços de assinatura de música online somam US$ 5,6 bilhões, uma fatia correspondente a 38% do mercado em 2017. Em 2016, os números eram equivalente a 26% dos dividendos da indústria musical.

Ao todo, os números da música digital (incluindo serviços de streaming, YouTube e plataformas de download como o iTunes) correspondem a 54% das fontes de receita geradas a partir de gravações musicais em 2017. Por outro lado, a venda de mídias físicas caiu 9% em relação ao período de 2016, o desempenho comercial de CDs e LPs seja equivalente a 30% das vendas no mercado global.

A música digital ajudou, por mais uma temporada, a puxar a retomada da indústria musical, que cresceu pelo terceiro ano consecutivo em 2017, com vendas na casa dos US$ 17,3 bilhões em 2017 – um aumento de 8,1% em relação ao período anterior. Os maiores crescimentos foram registrados na China (35,3%) e na América Latina (17,7%).

O Brasil, apontado pelo relatório da IFPI como o 9° maior mercado de vendas de música em 2017 (EUA, Japão e Alemanha compõem o top 3), apresentou um crescimento de 17,9% no ano passado. Os números impressionam vistos em contexto: em 2016, o mercado do país teve uma queda de 3%.

Apesar dos números, a saúde financeira da indústria musical continua distante de seus anos dourados. As vendas de música em 2017 equivalem a apenas 2/3 dos tempos áureos registrados em 1999, quando serviços de compartilhamento como o Napster começaram a surgir.

 

 

Mais de Cultura