Top

Atriz de série sobre crimes sexuais lança documentário sobre crimes sexuais

A atriz Mariska Hargitay, conhecida por interpretar a detetive Olivia Benson em “Law and Order: SVU”, decidiu usar sua experiência com o delicado assunto de crimes sexuais para produzir um documentário. “I Am Evidence” estreia dia 16 de abril, na HBO americana.

“Sinto que ganhei um presente com esse papel. Foi me dada uma plataforma. Essa foi a maneira como respondi. Eu tenho o privilégio de vários sobreviventes compartilharem suas histórias comigo e eu tenho uma responsabilidade com isso”, a atriz afirmou em entrevista ao site Page Six.

O documentário, segundo Hargitay, foi incentivado pela sua indignação com a maneira como essas vítimas são tratadas pelas autoridades. “As pessoas perguntam ‘por que você fez esse filme?’, a resposta é que eu estava muito brava”, contou.

O documentário conta a história de quatro sobreviventes de crime sexuais que tiveram seus julgamentos negligenciados. Isso porque os materiais genéticos que comprovariam os estupros dessas vítimas ficaram anos sem serem testados, o que eventualmente pode impossibilitar a realização dos exames por deterioração do material coletado.

Histórias como essas são comuns nos Estados Unidos, que não tem uma legislação sobre o período em que esses testes devem ser feitos. O filme também examina como algumas vítimas são culpabilizadas por policiais que não receberam o devido treinamento.

Essa não é a primeira ação de Hargitay em relação ao tema. Em 2004, a atriz criou a Joyful Heart Foundaton para ajudar as vítimas desse tipo de crime a superar o trauma emocional.

“Compaixão e empatia curariam tantas coisas e é tão simples. Mulheres carregaram esse fardo por muito tempo e são os homens que precisam se envolver. Tudo o que precisamos saber, nós aprendemos no jardim de infância”, afirmou a atriz.

Mais de Cultura