Top

Ansioso para os memes do Oscar? Relembre os 10 melhores das últimas edições

Na disputa pela estatueta de ouro do Oscar, quem leva a melhor é a internet! A cerimônia de entrega do maior prêmio da indústria do cinema é um prato cheio para os heavy users das redes sociais, que fazem piada, compartilham cenas inusitadas e eternizam momentos do evento em forma de memes.

Selecionamos os dez mais engraçados memes nascidos na cerimônia do Oscar para lembrar momentos históricos – e inusitados – das figurinhas carimbadas do evento.

Por água abaixo (1998)

Esse é um exemplo do que poderia virar meme com vinte anos de atraso. Na cerimônia de 1998, Kate Winslet estava para lá de confiante que ganharia o Oscar de melhor atriz pelo clássico Titanic. Quando o apresentador Billy Cristal anunciou a rival Helen Hunt como vencedora, a intérprete de Rose não escondeu a decepção e fechou a cara em frente às câmeras do mundo inteiro. Como se não bastasse, nos minutos seguintes a atriz assistiu a entrega da estatueta para Hunt da mesma forma: visivelmente incomodada.

Bjork na era pré-memes (2001)

Não é raro que as roupas exibidas no red carpet virem memes. O mais comum são comparações dos figurinos com objetos ou personagens desenhos animados. Mas lá em 2001, antes mesmo do surgimento dos memes, a cantora Bjork chamou atenção por aparecer vestindo um enorme ganso, com direito a pescoço comprido e bico cor-de-laranja. Não era fantasia, mas poderia ser!

Pernas de fora (2012)

Angelina Jolie é o centro das atenções por onde passa. A atriz e diretora é linda, talentosa e acumula dezenas de filmes no currículo. Mas no Oscar 2012, o que chamou atenção mesmo foi a perna que ela exibiu para fora do vestido. Animada para mostrar a fenda, maior destaque da peça, a atriz posou totalmente torta para as câmeras em diversos momentos, deixando claro o esforço para exibir o detalhe. A piada foi tamanha que os vencedores da categoria melhor roteiro adaptado, Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash, imitaram a postura da musa para pegar a estatueta.

Obstáculos (2013)

Jennifer Lawrence não foi a primeira estrela a escorregar na cerimônia do Oscar, mas com certeza foi a mais memorável. Em 2013, ao subir ao palco para receber a estatueta de melhor atriz pelo filme “O Lado Bom da Vida”, JLaw tropeceu e caiu degraus abaixo. O episódio rendeu muito na internet e foi lembrado por Ellen DeGeneres no ano seguinte, quando apresentou a edição 2015 do evento.

Selfie do Oscar (2014)

Depois de distribuir pedaços de pizza às estrelas na recepção do evento, a apresentadora Ellen DeGeneres reuniu pelo menos dez delas em uma selfie histórica, publicada durante o evento e compartilhada mais de 2 milhões de vezes em menos de uma hora. Estão na imagem nomes como Angelina Jolie, Brad Pitt, Lupita Nyong’o, Meryl Streep, Jennifer Lawrence e Julia Roberts. A foto foi tirada meses depois que o Dicionário Oxford elegeu “selfie” a palavra do ano de 2013.

“Não sou capaz de opinar” (2016)

Desde a morte do ator José Wilker, em 2014, a Globo escolhe um ator diferente todos os anos para comentar a entrega dos prêmios. A escolhida de 2016 foi Glória Pires, que pareceu um poco confusa em frente às câmeras. Questionada a respeito dos filmes indicados, ela disparada frases como “Bacana”, “Médio” e a clássica “Não sou capaz de opinar” mostraram que a veterana da emissora não assistiu à maioria dos filmes. A internet, claro, não perdoou a situação.

Leonardo DiCaprio e a – longa – corrida pela estatueta (2016)

Até sua quinta nomeação ao Oscar, DiCaprio não havia levado sequer uma estatueta. O fato de chegar “quase lá” tantas vezes gerou uma série de memes – além de uma torcida gigante pelo ator nas redes sociais – até que ele finalmente ganhou o tão sonhado Oscar. Foi em 2016, com o filme “O Regresso”.

O Urso de “O Regresso” (2016)

Quando o protagonista de “O Regresso” finalmente alcançou o prêmio, o urso com quem contracenou no filme estava lá para aplaudir! A presença silvestre aconteceu graças à infinidade de memes que antecederam a cerimônia, supondo que o animal levaria o Oscar no lugar do ator. Claro que, depois do desfecho da história, a melhor forma que a internet encontrou de parabenizar DiCaprio foi com novos memes!

“Palmas de foca” (2017)

Deslumbrante em um modelito Armani e sentada na primeira fila da plateia, Nicole Kidman sabia que seria um dos principais alvos das câmeras. O que ela não esperava, no entanto, era chamar atenção por um motivo tão inusitado: as palmas. Alguns defendem que o ângulo não favoreceu, outros acreditam que a forma das mãos da atriz é realmente estranha, fato é que os aplausos de Nicole Kidman lembram muito os de uma foca! A internet, claro, reproduziu a imagem incessantemente nas semanas seguintes.

Erro histórico (2017) 

Indicado a 14 categorias no ano passado, o musical La La Land foi anunciado como melhor filme do ano, categoria mais disputada da cerimônia. Sorridentes, o diretor Damien Chazelle e o casal protagonista Emma Stone e Ryan Gosling subiram ao palco para receber a estatueta , receberam a estatueta e começaram o discurso de agradecimento, até que o erro foi corrigido. O grande vencedor da noite, na verdade, foi o sensível Moonlight, dirigido por Barry Jenkings. Além da enorme saia justa, o episódio rendeu uma série de memes comparando o Oscar de 2017 à entrega do prêmio Miss Universo de 2015.

Mais de Cultura